Inspirado no livro homônimo de Cristovão Tezza, publicado em 2007, o filme dramático O Filho Eterno foi lançado em 2016 com direção de Paulo Machline e tem emocionado muitos desde então, ganhando destaque principalmente após entrar para o catálogo da Netflix.

Confira o trailer logo abaixo:

Enredo

A trama acompanha o casal Roberto e Cláudia na espera pelo nascimento de seu tão aguardado primeiro filho, mas a esperança do pai se transforma em vergonha e medo ao descobrir que o pequeno Fabrício é portador de Síndrome de Down. Nutrindo sentimentos de ódio pelo filho, recusa a paternidade.

O filme é ambientado na cidade de Curitiba dos anos 80, mostrando como a também chamada trissomia do cromossomo 21 ainda era muito menosprezada inclusive por médicos da época, que chegam a chamar a doença de “mongolismo”.

O filme O Filho Eterno todo é um retrato da luta contra o preconceito não só de uma medicina ultrapassada e desumana, mas de uma família completamente desestabilizada. Ao longo do projeto, acompanha-se a desconstrução de Roberto, mostrando uma visão não-romantizada e muito ignorada da realidade: os parentes que não aceitam o diagnóstico de seus filhos e até se recusam a amá-los por serem quem eles são.

Elenco e Personagens

Se você sentiu ódio de Roberto, muito se deve ao exímio trabalho de Marcos Veras em interpretar esse personagem tão completo, de atitudes cruéis contra uma criança inocente, seu próprio filho, mas que ainda representa uma realidade muito minimizada até mesmo pela ficção, cujos filmes com crianças portadoras de Síndrome de Down geralmente mostram pais perfeitos e acolhedores.

Em nenhum momento o roteiro passa pano para Roberto: o personagem paga por cada um de seus pecados, mas ainda, como ser humano, se vê capaz de mudar seus sentimentos quando uma prova de fogo cruza seu caminho. Sem spoilers!

Diante a tal performance triunfal, Débora Falabella parece até um pouco apagada, mas eis a culpa mais do roteiro que da atriz. Sua personagem, descrita como uma mãe que nunca deixou de sentir carinho por seu filho, é diminuída no enredo por sua perfeição e sentimentalismo materno, enquanto foca-se mais nos dramas de Roberto em sua jornada de descoberta da paternidade.

Resenha | O Filho Eterno (2016)

Direção e Fotografia

Indicado ao Oscar de 2001 pelo curta-metragem Uma História de Futebol, sobre a infância de Pelé, Paulo Machline mostra mais uma vez o seu talento em contar histórias realistas, ainda que desta vez a partir de um enredo ficcional.

Seu domínio da cama é essencial para que o espectador consiga capturar ao máximo a performance do elenco e a dramaticidade de seu texto, A filmagem é menos novelesca do que a maioria das produções brasileiras, mas a câmera instável, provavelmente a fim de trazer alguma dinâmica a este projeto mais “parado”, acaba incomodando um pouco o olhar.

Resenha | O Filho Eterno (2016)

Cenografia e Figurinos

A cenografia é tipicamente brasileira para a época, até as cores toscas comumente adotada nos lares dos cidadãos de classe baixa estão presentes. O cuidado em reconstruir a época é nítido, com a barulhenta máquina de escrever verdinha quase se transformando em um personagem.

Também temos um quase personagem nos figurinos, com a camiseta da seleção brasileira marcando um elo entre filho e pai, apesar de todas as dificuldades enfrentadas nessa relação (não)paternal, muito importante para, de alguma forma, ajudar a conectar os personagens por um amor em comum: o futebol. De resto, as roupas são bem comuns.

E você, o que achou de O Filho Eterno? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.