Se você é grande fã da saga de O Senhor dos Anéis, com toda a certeza, precisa ler O Hobbit, e garanto que não irá se arrepender!

A obra volta algum tempo antes da história de O Senhor dos Anéis acontecer e narra a aventura pela qual Bilbo Bolseiro terá de passar ao lado de outros anões e Gandalf, O Cinzento para poder libertar Erebor do terrível dragão Smaug.

Ficha Técnica

  • Título: O Hobbit
  • Título original: The Hobbit
  • Autor: J.R.R. Tolkien
  • Editora: HarperCollins
  • Páginas: 336
  • Ano de lançamento: 1937. Edição de 2019

Enredo

Essa é uma história em que os anões e um hobbit são os protagonistas. O mago Gandalf, O Cinzento promete ao hobbit Bilbo Bolseiro uma grande aventura e pretende tirá-lo de sua vida pacata no Condado, o grande problema é que Bilbo odeia sair de sua rotina calma.

Veja Também!  Resenha | Enola Holmes (Original Netflix)

13 anões vão até a toca do hobbit para convencê-lo (do jeito deles) de que Bilbo precisava ir com eles para recuperar o tesouro roubado dos anões e prometem que ele ficaria com uma parte desse tesouro. Bilbo era muito importante para o plano, pois seria ele quem roubaria.

Mesmo detestando a ideia, ele parte com os anões e o mago para até onde o tesouro está junto a Smaug. No percurso, encontram com elfos, orcs e o famoso gollum Smeagol que é controlado por sua loucura e ganância.

Essa é uma jornada cheia de aventura, ação, música e fantasia.

Personagens

No início do livro, os personagens principais têm uma certa resistência um com o outro, mais precisamente os anões com o hobbit.

Veja Também!  Resenha | O Impossível (2012)

Bilbo não curte muito a ideia de sair de sua toca e de sua rotina para encarar essa aventura destinada aos anões e os anões não possuem tanta credibilidade assim em Bilbo mesmo que ele fora recomendação do mago e sábio Gandalf.

Gandalf é quem os interligam. Ele é bem onipresente na história e sempre aparece em momentos cruciais.

Bilbo desenvolve maior confiança em si mesmo e toma coragem em vários momentos tensos e isso faz com que os anões tenham mais confiança na pequena criatura. Eles acabam desmistificando a grande fama ruim que possuem e se mostram grandes companheiros.

Escrita do Autor

Nunca espere por algo leve e fácil vindo de Tolkien. Umas de suas características são os enormes detalhamentos em cada cena, os inúmeros personagens que vão aparecendo assim como os lugares.

Veja Também!  Resenha | The Morning Show – 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Para tudo há um nome e isso pode confundir. Para que o leitor consiga compreender melhor a história, ele necessita de coisas externas como, por exemplo, o mapa agregado no livro que nos ajuda a nos situarmos e as traduções de frases escritas com runas ou em élfico.

Apesar de tudo isso, ele consegue transportar o leitor para essa fantasia e nos mergulha nessa aventura de forma gostosa e que flui. Ele emprega um pouco de humor e isso ajuda muito na hora de ler.

Você pode comprar o livro por aqui.

O Hobbit é um livro fantástico e merecer ser lido. Já leu? O que acha? Comente!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.