O Mundo dos Pequeninos (借りぐらしのアリエッティ, Kari-gurashi no Arietti) é um filme de animação japonês lançado em 2010 pelo Studio Ghibli, com direção de Hiromasa Yonebayashi e roteiro por Hayao Miyazaki e Keiko Niwa.

Confira o trailer de O Mundo dos Pequeninos logo abaixo:

Enredo

Arrietty é uma pequenina, que mora com os pais em um pequeno esconderijo de uma casa no subúrbio. Ela acaba de completar 14 anos de idade e está pronta para a sua primeira missão como coletora, mas a chegada de um menino humano à casa poderá por o segredo de sua existência em risco.

Os personagens pequenos contrastam magicamente com as casas de tamanhos normais, tais como os humanos que nela habitam. Sua presença deve passar despercebida, mas há aqueles que acreditam serem rondados por essas criaturas e, embora alguns humanos possam parecer amigáveis, os pequeninos evitam qualquer contato pelo medo.

O roteiro aborda, nas entrelinhas, o preconceito em suas duas faces: os pequeninos, sempre vitimizados pelos humanos, também passam a julgar a todos sem conhecimento de suas verdadeiras personalidades. Arriety é a única disposta a ver além do tamanho daqueles que, inconscientemente, abrigam a ela e sua família, mas a exposição também terá seu preço e a história será apresentada da forma mais emocionante possível.

Personagens e Dublagem

Arrietty, a protagonista, tem uma personalidade persistente e curiosa que, muitas vezes, pode colocá-la em perigo, mas ela também sabe como superá-los. Seguindo os passos do pai, se prepara para ser uma coletora, o membro da família responsável por buscar alimento e outros itens necessários para a sua sobrevivência na casa dos humanos.

Sho, o menino de 12 anos que descobre sobre a pequenina, pode ser considerado um risco para os pais de Arrietty, que não confiam nos humanos, mas se revela como um ser gentil e de intenções puras, embora também seja um tanto curioso. Ver os laços entre os dois se estreitando, conforme a confiança é gerada, é um dos pontos mais belos da obra.

O filme ganhou diversas dublagens ao redor do mundo, inclusive uma britânica na qual Saoirse Ronan, de Lady Bird: A Hora de Voar (2017), dá voz à personagem principal. No Brasil, Flora Paulita é a dubladora da protagonista.

Direção e Técnicas de Animação

O Mundo dos Pequeninos é a primeira obra de Hiromasa Yonebayashi como diretor, mas ele já havia trabalhado em outras produções do estúdio como Princesa Mononoke (1997), Meus Vizinhos, os Yamadas (1999) e A Viagem de Chihiro (2001), dentre outros, sempre envolvido na animação dos longas.

Apesar de ser sua estreia, a obra dá um show de talento por todo o conjunto, que eleva o romance Os Mutuários, da escritora britânica Mary Norton, no qual foi inspirado, a níveis só perceptíveis no cinema animado japonês.

A animação é 2D, mas perfeitamente fluída, com uma paleta de cores simples, mas bem servida, e um traço gentil que deixa a trama ainda mais fantástica e sensível, atingindo também o nível visual. Isso para não falar das paisagens e ambientações impecáveis, como de se esperar da Ghibli.

Vale a pena conferir essa verdadeira obra de arte do estúdio, e está ainda mais fácil com O Mundo dos Pequeninos disponível na Netflix.


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.