O Ódio que Você Semeia é um filme de 2018, estrelado por Amandla Stenberg (Jogos Vorazes) e baseado no livro homônimo de Angie Thomas. Atualmente, o título está disponível no Telecine Play.

Enredo de O Ódio que Você Semeia

O filme tem sua trama focada em Starr (Amandla Stenberg), uma adolescente negra que passa por um evento extremamente traumático. Vítima de racismo e da infelizmente tão recorrente brutalidade policial contra jovens negros, principalmente os de periferia, o amigo de Starr, Khalil (Algee Smith), é morto na frente da menina durante uma abordagem policial.

Antes disso, somos apresentados ao background de Starr, que mora num bairro pobre, mas estuda em um bairro de ricos, em uma escola particular onde a maioria dos alunos são brancos. O filme todo nos mostra como o racismo ainda tão presente e enraizado afeta a vida de todos os indivíduos não brancos. Starr alega ter duas versões, a sua versão da escola e a do seu bairro. Na escola, enquanto os adolescentes brancos usam gírias, roupas e expressões da cultura negra e periférica, ela se mantém polida, porque sabe que, se agisse daquela forma, não seria descolada como os brancos, mas sim taxada como “favelada”.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Sem Conexão online

Além disso, também acompanhamos como o evento traumático com Khalil muda a garota. Ele desperta nela a vontade de luta, que sempre esteve ali, mas que ela suprimia para se encaixar melhor em sua escola. Ademais, também temos Russell Hornsby e Regina Hall como os pais de Starr, que são personagens extremamente importantes na jornada dela.

O filme foi uma adaptação incrível da obra de Thomas. Sem dúvidas, conseguiu trazer toda a verdade do livro para as telinhas e é uma pena que tenha sido tão pouco divulgado, pois é uma pauta extremamente importante. A violência policial acontece no Brasil também, e há muito a aprender com filmes sobre a luta racial. Afinal, arte é e sempre foi uma forma de protesto e é preciso dar voz às angústias de todos.

O roteiro consegue nos envolver e nos ambientar muito rápido, permitindo que todos os sentimentos sejam transmitidos logo de início. É uma obra angustiante e muito emocional.

Elenco e Personagens

O elenco como um todo deu um show de atuação. Amandla conseguiu trazer tanta verdade à sua personagem que é impossível não derramar lágrimas junto a ela. Algee Smith deu vida ao Khalil assim como imaginamos ele no livro, alegre, sedutor e carismático, nos conectamos a ele nos poucos minutos em que ele aparece no filme.

Veja Também!  Ficha Técnica | You Animal! (Original Netflix)

Além disso, Russell Hornsby é outro destaque como Maverick, o pai de Starr. Amoroso, completamente dedicado à família e um porto seguro para Starr, assim como foi construído no livro, o personagem aparece no filme com uma carga de importância enorme. Não só com ele, mas com todos os personagens, a construção foi tão bem feita e tão fiel aos livros que a conexão é imediata.

Direção e Fotografia de O Ódio que Você Semeia

A direção do filme é bem simples. Afinal, não é preciso muito nesse aspecto para esse tipo de obra, com uma carga mais dramática. Porém, é legal citar que a montagem das cenas, com planos detalhe seguindo a narração de Starr para dar ao público toda a visão da cena e a importância necessária a cada um desses detalhes foi muito boa.

A fotografia por sua vez traz um trabalho com cores mais naturais, mas é possível ver como ela fica muito mais fria quando Starr está na escola, ou na casa dos tios. Em contrapartida, quando está em casa, no seu bairro, ela fica mais quente. Isso demonstra a forma como ela se sente em cada um desses lugares e até uma expressão visual da dualidade que a garota vive, suas duas versões, como ela mesma pontua.

Veja Também!  Ficha Técnica | Sarah Cooper: Everything's Fine (Original Netflix)

Cenografia e Figurinos

A cenografia é uma parte bem importante da série, porque, com ela, conseguimos entender bem qual é a realidade dos dois bairros que ela frequenta e a desigualdade social. O figurino também muda bastante, podemos ver como as roupas usadas pelos jovens negros muitas vezes são incorporadas pelos brancos, mas com um significado todo novo.

E então, o que você achou do filme? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.