O Outro Lado do Vento é um filme rodado nos anos entre 1970 e 1976 e mais tarde (apenas parcialmente) editado por Orson Welles. Conta a história de um personagem chamado Mr. Pister, um crítico de cinema muito jovem, magro e presumivelmente inexperiente.

Mr. Pister é interpretado, não por acaso, por Joseph McBride, que viria a ser, além de um excelente crítico e estudioso em geral, um dos legados vivos de Welles.

A história, tal como ela é, diz respeito à 70 ª festa de aniversário de Jake Hannaford. Para esta festa foram convidados vários amigos, inimigos, simpatizantes e cronistas.

O outro segmento da história é do filme que Hannaford está tentando completar. Uma crônica desenfreada, aristocrática, desconfortável, quase sem diálogos de uma mulher andando quase nua pelo mundo. É bastante estranho e complicado de entender mesmo.

Veja Também!  Resenha | Floresta de sangue (Original Netflix)

O Outro Lado do Vento se enriquece de detalhes, mas é complicado de entender a ideia principal

O Outro Lado do Vento é um longa-metragem muito rico e muito difícil.  Tudo contradiz tudo neste filme, enquanto ao mesmo tempo desenha conexões circulares perfeitas.

Seus personagens atraem nossa atenção, desesperadamente agarrando-se à relevância em uma produção de anonimato, não sequências, insinuações, impressões de celebridades, subtexto homoerótico e barulhento.

Welles começou a filmar em 1970 e continuou, de vez em quando, até 1976. Como o filme de Hannaford (também chamado de O Outro Lado do Vento), nunca foi terminado. A filmagem estava lá, mas o dinheiro não estava. No entanto, aqui está o maior projeto dos últimos 15 anos de sua carreira, tão completo quanto jamais será.

Veja Também!  Ficha Técnica | Eu Vi - 2ª Temporada (Original Netflix)

No entanto, esse filme é, em última análise, sobre o medo de um artista de ver um reflexo de seus próprios desejos sublimados. O modo como a arte se esconde tanto quanto revela sobre seu criador. Estaremos debatendo, defendendo, reavaliando por um longo tempo.

 

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.