O Paciente Inglês é um romance de 1996 e foi dirigido por Anthony Minghella. Ele conta com os nomes de Ralph Fiennes e Kristin Scott Thomas como protagonistas. Além disso, a obra é baseada no livro homônimo de Michael Ondaatje. Por fim, vale citar que o filme foi indicado ao Oscar em 12 categorias e saiu da premiação com 9 estatuetas, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Sobre o enredo de O Paciente Inglês

O enredo do filme nos conta a história do conde Laszlo Almasy (Fiennes), que está desfigurado por conta de queimaduras que sofreu em um acidente. O período é o da Segunda Guerra Mundial e flutuamos entre o presente e o passado de Laszlo. Isso porque, anteriormente, o rapaz viveu um romance proibido com a esposa de um amigo, Katharine Clifton (Scott Thomas).

O roteiro é de Mighella também, que constrói um romance com nuances de drama muito envolvente de assistir. Cada vez que um personagem do presente de Laszlo cita algo que o faz lembrar de seu passado, somos transportados para um momento anterior e conseguimos construir todo o quebra-cabeças aos poucos. Mas a premissa do amor proibido já era um molde de sucesso a ser utilizado.

Personagens e Elenco

No geral, o filme tem personagens muito bem construídos e traz a mistura de figuras reais com fictícias. O conde Laszlo, por exemplo, realmente existiu. E o grande destaque vai para o protagonista, Ralph Fiennes, que nos entrega um rapaz apaixonado em seu passado, mas, em seu presente, apenas um conde sem memória que vai aos poucos redescobrindo sua história. E essa construção junto ao espectador é o que torna a história ainda mais envolvente.

Direção e fotografia de O Paciente Inglês

Cena do filme O Paciente Inglês

A direção premiada de Anthony Mighella conduziu o roteiro de forma a conseguir manter um ritmo interessante de narrativa, o que não é o que se pode dizer da maioria dos filmes de romance que se aventuram na mesclagem com o drama. Logo, é possível sentir toda a comoção da parte dramática e história da obra, mas sem deixar de se envolver com o romance proibido descrito ao expectador.

Cenografia e figurinos

Por fim, cenografia e figurino trazem uma perfeita viagem ao tempo. É possível ver cada detalhe da época retratada no filme explícito tanto nos cenários explorados pelos personagens, quanto nos figurinos que os mesmos vestem. Festas de gala, contrastam com fardas.

E então, você já assistiu ao filme? Conta para a gente o que achou!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.