O pianista é uma produção do famoso diretor Roman Polanski. O dramático filme possui 150 minutos de duração e foi lançado em 2002. Sua classificação indicativa é de 14 anos. É baseado em uma história real.

Sobre o Enredo 

Uma emocionante (e verdadeira) história do pianista que sobrevive ao horror do Holocausto graças ao seu amor pela música. 

Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) é um conhecido pianista judeu, que vive durante a Segunda Guerra Mundial. Ele passa os dias em paz, graças à sua música, cercado pelo amor de uma família numerosa, até que sombra do Holocausto decide cair sobre suas vidas.  

A comunidade polonesa parece subestimar o advento nazista, mas quando chega o inverno, uma situação parece clara e cristalina para todos: os nazistas pretendem exterminar os judeus. 

Um período de mudanças profundas se inicia. Primeiro, os judeus são proibidos de frequentar certos lugares públicos e precisam usar a estrela de Davi, como um sinal de pertencer à religião judaica. 

Em seguida, os nazistas forçam as famílias judias a se mudarem para o famoso Gueto de Varsóviaque os separa do resto da cidade por um muro de tijolos.  

A partir daí, se inicia uma luta pela sobrevivência, em que a família de Szpilman vive com dificuldades e privações. Mas o pior acontece em 1942, com a migração forçada para os campos de extermínio.  

Szpilman consegue escapar momentos antes de ser deportado e, a partir deste momento, ele começará a vagar, escondido em apartamentos clandestinos onde poloneses corajosos abrigavam os judeus que escaparam da deportação. A música será o único companheiro fiel e carinhoso no caminho da sobrevivência. 

Elenco e Personagens 

Os personagens são construídos com uma densidade psicológica impressionante. É um dos pontos fortes do filme.

O elenco é formado por artistas extremamente talentosos. As interpretações fornecem ao público toda a dramaticidade e o sofrimento sentido pelos judeus que viveram nesse período. 

O pianista é Adrien Brody, muito bom em sua interpretação do judeu e pianista brilhante obrigado a espionar, na segunda parte do filme, de uma janela os eventos que perturbaram Varsóvia. É mais que merecido o Oscar de melhor ator, recebido em 2003. 

Thomas Kretschmann também merece destaque com a sua interpretação do soldado nazista que aparece nas cenas finais do filme. Sua participação é notável nessas belas cenas que compõem os momentos finais da trama. 

Direção e Fotografia 

Roman Polanski é o diretor de O Pianista. Como Steven Spielberg já fez com A Lista de Schindler, ele consegue representar os dados psicológicos do povo judeu diante do terrível fenômeno do holocausto de forma extremamente sutil e talentosa.  

Nas cenas do filme não há bons poloneses e maus poloneses, bons judeus e maus judeus, bons alemães e maus alemães. Essa é uma das razões pelas quais Polanski decidiu fazer o lindo filme, mas muito difícil. De fato, lindo porque é muito difícil. 

A fotografia trabalha em conjunto com Polanski para criar essa obra prima. A câmera acompanha de perto todos os sofridos momentos de Szpillman, que busca sobreviver na dura realidade da guerra.  

A paleta cromática se concentra em tons mais escuros e acinzentados, como parte da atmosfera de destruição e caos.  

Cenografia e Figurinos 

Os cenários acompanham os personagens judeus em sua terrível jornada. O gueto, o campo de concentração e as ruas destruídas são abundantes na trama.  

A cenografia é construída com o objetivo de causar impacto no público. A cena inicial em que Szpilman deve interromper um concerto na rádio polonesa pois é bombardeado por aviões alemães é um desses exemplos.  

Os figurinos foram muito bem pensados. Desde os finos trapos vestidos pelo pianista até a cena onde ele se encontra com um casaco de soldado nazista e uma mensagem importante são elementos da dramaticidade do filme.  

E você, o que achou de O Pianista? Conte pra gente nos comentários! 


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.