Com toda certeza, O Senhor dos Anéis foi e é umas das obras de maior sucesso do escritor J.R.R. Tolkien. Popularmente, ficou mais conhecido após as adaptações para o cinema da trilogia inteira, mas isso também carregou leitores fiéis para Tolkien.

Ficha Técnica

  • Título: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
  • Título original: The Lord of the Rings – The Fellowship of the Ring
  • Autor: J.R.R. Tolkien
  • Editora: HarperCollins
  • Páginas: 576
  • Ano de lançamento: 1954. Edição de 2019

Enredo

Essa história fantasiosa foi dividida em três partes, a que vamos falar agora é sobre a Parte I (A Sociedade do Anel).

Tudo começa no Condado, onde os pacatos hobbits vivem, criaturas menores do que anões. Bilbo Bolseiro, uns dos raros hobbits que adoram se aventurar, decide deixar o Condado, mas deixa a seu parente Frodo uma herança: seu anel mágico que o deixa invisível (para saber mais sobre a história de Bilbo, clique aqui para ir até a resenha de O Hobbit).

Veja Também!  Resenha | Jardim de Meteoros - 1ª Temporada (Original Netflix)

Gandalf, o mago, diz a Frodo que na verdade aquele era o Um Anel, uma das coisas que gerava o poder demoníaco de Sauron, o Senhor Sombio, que pretendia fazer todas as pessoas da Terra-Média seus escravos.

E a solução para que isso não ocorra é destruir o Um Anel na montanha de fogo em que foi forjado. Por conta disso, Frodo e seus amigos Sam, Merry e Pippin decidem deixar o pacato Condado para essa missão, eles se juntam aos representantes que estão resistentes contra Sauron e formam A Sociedade do Anel.

Personagens

Tudo gira em torno desse anel e o poder que ele exerce. A personalidade e desenvolvimento dos personagens são moldados a partir do que vem acontecendo em relação a esse objeto.

Veja Também!  Resenha | Lady Bird - A Hora de Voar (2017)

O quanto eles estão dispostos a resistirem ao poder e destruir o anel. O quanto eles conseguem não serem gananciosos e completarem a missão. Como desempenham o companheirismo.

Mesmo com desavenças antigas e intrigas, ele precisam mostrar lealdade e honra para salvar a Terra-Média.

Como essa é a primeira parte da história, conhecemos os personagens com suas características iniciais. Essa pode ser uma jornada conhecida por ser a do Frodo, mas os personagens que estão na sociedade desenvolvem papéis tão importantes quanto.

Escrita do Autor

Não é segredo: Tolkien não escreve algo raso ou sem muitas explicações, ele vai detalhar até mesmo aquilo que o leitor pense que não era necessário detalhar.

Nesse livro, ele traz humor, muitas canções, aventura e muita fantasia. Retorna histórias antigas ou histórias que foram mais explicadas em outras obras do autor para fazer uma ligação só nesse universo. Ele mistura criaturas místicas junto a humanos.

Veja Também!  Resenha | We Are Who We Are - 1ª Episódio (Original HBO)

Ele te faz imaginar os ambientes da melhor forma com os detalhes e te faz mergulhar nessa fantasia.

O final dá abertura para uma continuação e isso instiga mais a querer saber o que vem em seguida.

Você pode comprar o livro por aqui.

Já leu? O que acha? Comente!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.