Essa é a terceira e última parte da obra criada por J.R.R. Tolkien. O Retorno do Rei dá um final conclusivo e carregado de aventuras. O Entreter-se já realizou resenhas sobre as duas primeiras partes da trilogia de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e As Duas Torres.

Ficha Técnica

  • Título: O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei
  • Título original: The Lord of the Rings – The Return of the King
  • Autor: J.R.R. Tolkien
  • Editora: HarperCollins
  • Páginas: 450
  • Ano de lançamento: 1955. Edição de 2019

Enredo

Enquanto o segundo livro os nossos personagens estão em busca da salvação da Terra-Média e de destruir o Um Anel, esse terceiro livro nos traz todos eles finalmente lutando para que o mundo não caia nas sombras.

O grupo liderado por Aragorn já está com os outros dois hobbits que foram capturados. Sauron pretende primeiramente atacar e tomar as terras de Gondor, então uma guerra se inicia na tentativa de pará-lo. O grupo pede por ajuda para isso e travam uma batalha contra o mal.

Veja Também!  Resenha | The Alienist – 2ª Temporada (Original Netflix)

Enquanto uma guerra acontece, Sam e Frodo estão na Montanha da Perdição para finalmente destruírem o Um Anel, mas é claro que todo esse caminho não será fácil.

Personagens

Como já havia dito antes em algumas das resenhas sobre a trilogia, a obra mesmo tendo Frodo como o portador do anel, ele não necessariamente é o único protagonista. A Sociedade do Anel por si só são os protagonistas. Cada personagem desempenha uma função necessária e importante, cada um deles mostram evolução e sua importância na história.

Por ser o terceiro e último livro, já conhecemos muito bem os personagens e sabemos o que esperar de cada um, isso cria uma expectativa e a intensidade da leitura.

Vemos alguns deles se desenvolverem como Merry e Pippin que se tornam guerreiros, Sam que agora sabe por onde buscar coragem e força e Frodo que decide partir com o tio e ganha um grande título após salvar a Terra-Média. Os quatro hobbits desmistificam e saem do senso de que fazem parte de uma raça que prefere a paz e a rotina do que enfrentar aventuras.

Veja Também!  Resenha | Um Rapaz Adequado - 1ª Temporada (Original Netflix)

Também acompanhamos Aragorn crescendo e se tornando rei, a forma como ele liderou seu grupo e como ele faz com que os outros tomem confiança em sua liderança.

Escrita do Autor

A escrita desse último livro é diferente no sentido de que é praticamente contado pela visão dos quatro hobbits. Sam e Frodo que estão prestes a destruir o Um Anel, Pippin que foi para Gondor e Merry que permanece na cidade com o grupo.

Nesse livro também vemos a ascensão de Aragorn que se torna rei de Gondor e convence a seguirem ele.

Claro, sua forma de narrativa nada muda: palavras bem trabalhadas, muitas cantigas integrando a história, muitos detalhes nas cenas, situações reflexivas na história e uma aventura épica.

Veja Também!  Resenha | O Outro Pai (Original Netflix)

Mesmo que tenha todos esses aspectos e faça com que seja uma leitura pesada e que necessita de mais atenção, o ritmo flui de uma forma boa porque além de ser a reta final da história, o livro também está repleto de situações com clímax e ação.

Tolkien dá um final para todos os personagens e deixa bem claro os vestígios do desenvolvimento de cada um deles.

Você pode comprar o livro por aqui.

É um livro muito interessante. Já leu? O que acha? Comente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.