Faça um teste e peça para qualquer fã de cinema nomear cinco dos maiores antagonistas da história do cinema, alguns nomes irão aparecer com certa frequência, como Anton Chigurh (Javier Barden) de Onde os Fracos Não Têm Vez, ou o lendário Doutor Julius No (Joseph Wiseman) de 007; mas um nome certamente aparecerá quase que de maneira unânime: Hannibal Lecter, especialmente o de Anthony Hopkins, em O Silêncio dos Inocentes.

O longa é um dos grandes clássicos da história do cinema, e teve sua genialidade reconhecida ao se tornar um dos poucos filmes a levar as cinco estatuetas consideradas principais do Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. O filme conta a história de Clarice Starling, brilhantemente interpretada por Jodie Foster, uma agente novata do FBI que recebe a missão de entrevistar um terrível criminoso, o canibal Hannibal Lecter, em busca de pistas sobre outro assassino ainda à solta.

Veja Também!  O Rei Leão | Um guia para saber quem irá dublar quem na nova animação da Disney

A partir daí um duelo mental se inicia entre os dois personagens geniais. Lecter é conhecido por ser um gênio, porém Clarice se mostra uma “oponente” a altura de seu interrogado. A trama do filme deixa o público na beirada do assento o tempo inteiro, com montagem paralela que intercala cenas da vítima com a busca de Clarice, fazendo com que o tempo pareça cada vez mais curto. Ao mesmo tempo que o longa nos apresenta a história principal, somos imersos no universo mental dos dois protagonistas do filme, de modo que entremos também no jogo psicológico apresentado.

Na parte técnica não há grandes inovações, mas, ao mesmo tempo, nada está fora do lugar. O som, a fotografia e a trilha sonora andam juntos e ajudam a criar a atmosfera desconcertante e periculosa do filme. Tudo isso somado as impecáveis atuações de todos os envolvidos (uma salva de palma para o diretor de elenco Howard Feuer, inclusive) torna O Silêncio dos Inocentes uma obra prima a ser assistida, reassistida e até estudada.

Veja Também!  Cine Espetacular | SBT exibe 'Thunderbolt - Ação Sobre Rodas' (16/04)

 

Sempre é bom assistir a clássicos, e revisitar Hannibal e Clarice é sempre uma experiência que causa arrepios, não importa quantas vezes se assista ao filme. Não é à toa que O Silêncio dos Inocentes está entre os filmes mais analisados e estudados por aí (é só dar uma pesquisada no YouTube e dezenas de vídeo-ensaios aparecerão). Se você ainda não assistiu ao filme, trate de encontrar um jeito de assistir, porque cada minuto longe da tela é um minuto perdido!

 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.