Esse é um livro que narra acontecimentos antes da história de O Senhor dos Anéis. Nessa obra, conhecemos mais sobre as lendas das três gêmeas Silmarils que foram criadas pelo mais talentoso elfo Fëanor.

Se você é grande fã do autor, deve saber muito bem que as aventuras na Terra-Média não se resumem apenas no que é retratado em O Senhor dos Anéis e em O Hobbit. Esse é um mundo antigo e você poderá descobrir mais sobre esse universo.

Ficha Técnica

  • Título: O Silmarillion
  • Título original: The Silmarillion
  • Autor: J.R.R. Tolkien
  • Editora:Martins Fontes
  • Páginas: 480
  • Ano de lançamento: 1977. Edição de 2012

Enredo

A história desse livro é mais focada sobre a criação desse universo. Tudo nele se remete a mitos. A história se inicia apresentando o Deus de tudo, Eru (ou como os elfos chamam, Ilúvatar). A partir daí, nos são apresentados as primeiras criações de Ilúvatar e como outras raças surgiram através de outras criações.

Veja Também!  Resenha | Joy (Original Netflix)

Essa é uma obra que se passa na Primeira Era (O Senhor dos Anéis, a obra mais famosa, se passa na Terceira Era). Os protagonistas aqui são os elfos que lutam contra o grande vilão Morgoth (ironicamente, mestre do famoso vilão Sauron).

Basicamente, é um livro que nos mostra a perfeição em que esse mundo vivia e como, através de Morgoth, o mal surgiu e abalou esse mundo. Mas não espere algo raso, durante a história, Tolkien enriquece o livro com inúmeros detalhes e acontecimentos.

Personagens

Os personagens que tomam maior destaque por aqui são os elfos. Eles são retratados como criaturas superiores aos homens e como criaturas praticamente imbatíveis, pois conseguem ganhar um embate facilmente contra outra criatura.

Também temos o grande vilão Morgoth que se rebelou e criou o mal. E claro, já que o foco inicial era Fëanor e as Silmarils, nos é mostrado a ganância e o egoísmo em Fëanor que não queria que ninguém se apossasse das joias quando se fosse e fez com que os filhos jurasse isso a ele, porém as Silmarils acabam os assombrando por um bom tempo.

Veja Também!  Confira os melhores livros de terror lançados em 2019!

Em tese, esses são os que ganham maior destaque, pois ao longo da história criaturas vão sendo criadas e algumas nos apresentadas. Todos, de fato, desempenham um papel importantíssimo para a obra.

Escrita do Autor

É extremamente difícil fazer uma resenha curta e simples sobre qualquer obra de Tolkien, principalmente sobre O Silmarillion, pois não é uma história simples e comum. Ao tempo todo somos atingidos com inúmeros detalhes sobre esse universo.

É uma leitura difícil e pesada e que normalmente só quem está acostumado com Tolkien concluiria até o final. Não é apenas pelas palavras utilizadas e as palavras criadas, mas também porque a cada parágrafo há um detalhe específico sobre o que está sendo contado e porque esse livro nos introduz a muitos personagens.

Veja Também!  Resenha | Enola Holmes (Original Netflix)

Tolkien passou 30 anos desenvolvendo essa fantasia, há muitas referências em outras mitologias e referências a histórias que vemos em outras obras do autor.

Você pode comprar o livro por aqui.

Vale muito a pena ler se você é grande fã e tem curiosidade para sobre os primórdios da Terra-Média. Já leu? Comente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.