Esse é um livro que narra acontecimentos antes da história de O Senhor dos Anéis. Nessa obra, conhecemos mais sobre as lendas das três gêmeas Silmarils que foram criadas pelo mais talentoso elfo Fëanor.

Se você é grande fã do autor, deve saber muito bem que as aventuras na Terra-Média não se resumem apenas no que é retratado em O Senhor dos Anéis e em O Hobbit. Esse é um mundo antigo e você poderá descobrir mais sobre esse universo.

Ficha Técnica

  • Título: O Silmarillion
  • Título original: The Silmarillion
  • Autor: J.R.R. Tolkien
  • Editora:Martins Fontes
  • Páginas: 480
  • Ano de lançamento: 1977. Edição de 2012

Enredo

A história desse livro é mais focada sobre a criação desse universo. Tudo nele se remete a mitos. A história se inicia apresentando o Deus de tudo, Eru (ou como os elfos chamam, Ilúvatar). A partir daí, nos são apresentados as primeiras criações de Ilúvatar e como outras raças surgiram através de outras criações.

Essa é uma obra que se passa na Primeira Era (O Senhor dos Anéis, a obra mais famosa, se passa na Terceira Era). Os protagonistas aqui são os elfos que lutam contra o grande vilão Morgoth (ironicamente, mestre do famoso vilão Sauron).

Basicamente, é um livro que nos mostra a perfeição em que esse mundo vivia e como, através de Morgoth, o mal surgiu e abalou esse mundo. Mas não espere algo raso, durante a história, Tolkien enriquece o livro com inúmeros detalhes e acontecimentos.

Personagens

Os personagens que tomam maior destaque por aqui são os elfos. Eles são retratados como criaturas superiores aos homens e como criaturas praticamente imbatíveis, pois conseguem ganhar um embate facilmente contra outra criatura.

Também temos o grande vilão Morgoth que se rebelou e criou o mal. E claro, já que o foco inicial era Fëanor e as Silmarils, nos é mostrado a ganância e o egoísmo em Fëanor que não queria que ninguém se apossasse das joias quando se fosse e fez com que os filhos jurasse isso a ele, porém as Silmarils acabam os assombrando por um bom tempo.

Em tese, esses são os que ganham maior destaque, pois ao longo da história criaturas vão sendo criadas e algumas nos apresentadas. Todos, de fato, desempenham um papel importantíssimo para a obra.

Escrita do Autor

É extremamente difícil fazer uma resenha curta e simples sobre qualquer obra de Tolkien, principalmente sobre O Silmarillion, pois não é uma história simples e comum. Ao tempo todo somos atingidos com inúmeros detalhes sobre esse universo.

É uma leitura difícil e pesada e que normalmente só quem está acostumado com Tolkien concluiria até o final. Não é apenas pelas palavras utilizadas e as palavras criadas, mas também porque a cada parágrafo há um detalhe específico sobre o que está sendo contado e porque esse livro nos introduz a muitos personagens.

Tolkien passou 30 anos desenvolvendo essa fantasia, há muitas referências em outras mitologias e referências a histórias que vemos em outras obras do autor.

Você pode comprar o livro por aqui.

Vale muito a pena ler se você é grande fã e tem curiosidade para sobre os primórdios da Terra-Média. Já leu? Comente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.