O Último Desejo de Sardar é uma comédia dramática indiana, dirigida por Kaashvie Nair e protagonizada por  Neena Gupta e Arjun Kapoor. Estreou na Netflix no dia 18 de maio e tem classificação de 14 anos.

Enredo

O filme narra a divertida e emocionante aventura de Amreek, um neto que tenta de tudo para realizar o último desejo de sua avó, Sardar, que está com um tumor e tem pouco tempo de vida. Tudo que ela mais deseja é voltar à sua antiga casa em Laore, no Paquistão, onde viveu com o marido antes de sua morte, há 70 anos. O problema é que ela mora na Índia e os dois países vivem em conflito, o que dificulta a entrada no país. Amreek precisa descobrir um jeito de levar sua avó até a casa ou, por um milagre, conseguir levar a casa até ela. Ele fará de tudo para conseguir realizar o desejo da avó e, para isso, passará por muitos desafios.

O roteiro é muito bem escrito e se desenvolve de uma maneira bem interessante. A história consegue prender o espectador, que não consegue desgrudar os olhos até descobrir se o desejo de Sardar será realizado ou não. Além de ter uma trama principal absolutamente envolvente, muito bem trabalhada e emocionante, possui tramas menores, como a de Amreek com a noiva Radha, também muito interessantes e que, além de não roubarem a atenção da principal, se encaixam totalmente e só agregam.

A narrativa é bem trabalhada também, bastante fluida e com muito dinamismo. Apesar de ser um filme relativamente grande (quase 2:30 min), não enrola, não se torna cansativo em momento algum e prende a atenção do público a todo tempo. É utilizado, algumas vezes, o recurso do passado e presente, para mostrar a vida de Sardar em sua antiga casa. 

Elenco e Personagens

O elenco foi muito bem escolhido, todos estão muito bem. Os personagens são bem trabalhados, muito interessantes e envolventes. 

Amreek (Arjun Kapoor) é um homem muito atrapalhado e teimoso, mas de bom coração. Ao terminar seu relacionamento com Radha, ele volta, a pedido do pai, para Amritsar, na Índia, para fazer companhia à sua avó, que está muito doente. Quando ela lhe faz um pedido bem complicado, de visitar a sua antiga casa, ele fica relutante, mas não consegue negar e vai fazer o possível (algumas vezes quase o impossível) para realizar a última vontade da avó. Kapoor tem uma atuação totalmente acima da média e trabalha muito bem. Ele consegue divertir e arrancar risadas, como também emocionar, tudo com a mesma intensidade e competência. O ator tem muito carisma e conquista o público, que torce, desde o início, para que ele consiga cumprir a promessa que fez a Sardar, além de retomar o relacionamento com Radha, com quem o personagem tem uma boa química.

Sardar (Neena Gupta) é uma mulher importante em sua cidade, dona de uma grande empresa de bicicletas. Aos seus 90 anos e muito doente, ela só quer voltar ao lugar onde viveu com o marido falecido, como um último desejo. O neto Amreek lhe faz a promessa de conseguir realizá-lo, e a mulher fica nessa expectativa a todo tempo, sem pensar em mais nada. Sardar é muito teimosa e persistente, e ninguém, ninguém mesmo, parece conseguir convencê-la do contrário. É uma personagem hilária e muito divertida. Gupta está simplesmente maravilhosa no papel e tem uma atuação totalmente convincente, linda e emocionante. Ela conquista o público com seu carisma, e a conexão que possui com Kapoor também é muito boa.

Aditi Rao Hydari interpreta a Sardar jovem, em torno de seus 20 anos, durante os momentos em que a narrativa volta ao passado ou nas lembranças da personagem mais velha. Hydari tem uma atuação convincente, tanto quanto a de Gupta. A cena da morte do marido é simplesmente emocionante, de arrepiar mesmo, muito por conta da atriz, que consegue mostrar com muita verdade o desespero da personagem. Mir Mohammed Mehroos, como Chhote, é outro que se destaca. O personagem é um vendedor de chá em Laore, que se compadece com a história de Amreek e o ajuda desde o momento em que ele chega à cidade. É um garoto muito esperto e engraçado, muito bem interpretado pelo ator.

Direção e Fotografia

A diretora também vai muito bem. A trilha sonora foi bem escolhida, combina perfeitamente com o filme e é sempre colocada nos momentos certos. A fotografia é bem colorida, em tons bem quentes, e muito clara, utilizando muito luz natural. No início, até incomoda um pouco, porque a iluminação é forte até demais, mas isso é rapidamente dosado. A fotografia colorida combina muito com o clima do filme, que, apesar de possuir alguns momentos tristes, é bem alegre e divertido. Algumas vezes, o longa pode soar exagerado, mas esse exagero, em algumas partes, parece realmente essencial e combina.

A obra consegue trabalhar muito bem tanto o humor quanto o drama, consegue fazer rir e emocionar com a mesma competência. Há muitos elementos da cultura indiana, durante o filme, e é muito interessante de acompanhar. Em alguns momentos de flashback, é utilizado o recurso da animação na construção das cenas, mostrando, aos poucos, a casa ganhar vida novamente, e é realmente muito bonito. O longa consegue emocionar em diversos momentos, inclusive quando Sardar se lembra do passado, como quando ela, em sua lembrança, “se comunica” com o marido falecido; é lindo e emocionante.

Cenografia e Figurino

A maior parte das cenas acontece em Laore, onde Amreek tenta de tudo para realizar a promessa que fez à avó. Há cenas na prefeitura, na delegacia, nas ruas da cidade e, principalmente, em frente à antiga casa de Sardar. Também há muitas cenas na casa da família, na Índia, e nas ruas de Amritsar. O figurino é composto por roupas típicas dos dois países, principalmente da Índia, e por roupas de frio. 

 


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Veja Também!  Resenha | Everybody's Talking About Jamie (Original Prime Video)


 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.