Dirigido por Adam Shankman, Operação Babá (The Pacifier) é um filme de 2005 com Vin Diesel no papel principal. A trama de comédia e ação é um lançamento da Walt Disney, com 95 minutos de duração e classificação 12.

Confira o trailer do longa:

Sobre o Enredo

Operação Babá nos apresenta a Shane Wolfe (Vin Diesel), um agente disfarçado que acaba de falha na missão de proteger um cientista do governo. Para recuperar seu prestígio, aceita o desafio de proteger também a família do cientista enquanto se disfarça de babá. Shane só não imaginava que cuidar de cinco crianças e um pato seria tão difícil quanto lutar contra criminosos.

O filme começa como um longa de ação, mostrando Shane em atividade, mas não demora muito minutos para emergir o público em uma comédia família bem pastelão, do tipo que a gente assiste sem compromisso algum — a não ser o de dar muitas risadas. E Operação Babá cumpre direitinho com essa função.

Personagens e Elenco

Hoje em dia, já estamos habituados a ver Vin Diesel em filmes ou de ação, ou de comédia ou dos dois juntos, e devemos muito disso a Operação Babá, que lá em 2005 já fez a mistura dar mais do que certo. Entretanto, nada disso seria possível sem a incrível versatilidade de Diesel em transitar entre os dois gêneros de forma natural.

O astro de Velozes & Furiosos é sem dúvida alguma o principal atrativo do filme, mas brilha ainda mais graças ao apoio dos cinco jovenzinhos que o acompanham nesta jornada — e fazem dela ainda mais divertida.

Com personalidades extremamente diferentes, mas todos dominando a arte da encrenca, acompanhar o desenvolvimento desses personagens ao longo da estadia de Shane e o efeito que também terão sob a vida do agente durão é muito divertido.

Afinal, quem disse que filme de comédia também não pode ter construção de personagens? Temos aqui aquele clichê dos personagens que começam se odiando ou se suportando apenas, para logo se verem inclusos em uma sincera relação de amizade, respeito e amor.

Direção e Fotografia

Poderia ser confuso misturar ação e comédia, mas tudo funciona muito bem no longa devido a direção cautelosa, mas ainda divertida de Adam Shankman. As cenas de luta não brigam por espaço com as cenas mais relaxadas, provando que há espaço para as duas coexistirem e se completarem nos filmes, rolando uma cooperação bacana entre estilos diferentes e um resultado mais do que agradável.

Não há um trabalho tão detalhista na fotografia, que deixa as belas paisagens e closes ousados para outros tipos de filmes — aqui, não há e nem faz falta. Muito pelo contrário, tal visual mais artístico pouco combinaria com o roteiro extrovertido do filme. O mesmo vale para a cenografia e figurino: apenas o necessário é realizado, e já está de bom tamanho.

Humor do Filme

Como um projeto de comédia, Operação Babá se encaixa na categoria “Família” sem trazer aquelas infantilizações do gênero: embora seja algo que você possa muito bem assistir com crianças por perto, ao contrário de filmes besteirol, por exemplo, você também não se sentirá com um intelecto diminuído por um roteiro que subestima seus espectadores.

A classificação 12 é perfeita para o filme, que permite o acesso a um público mais jovem sem deixar de entreter também aos mais velhos, que acabam sendo o alvo de qualquer longa que tenha Vin Diesel no elenco. Se você quer um pouco de diversão, mas não abre mão de um bom filme de ação, você está no lugar certo.

Já assistiu ao filme Operação Babá? O que achou? Conta pra gente nos comentários!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.