A primeira temporada da série Os Irregulares de Baker Street está disponível na plataforma da Netflix desde março de 2021.

Sobre o Enredo

Como a obra criada por Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, é considerada domínio público, isso permite que produtores criem releituras baseadas na história e nos personagens de Conan Doyle. E esse é justamente o caso de Os Irregulares de Baker Street.

A série foi escrita pelo escritor indicado ao Oscar Tom Bidwell. A primeira temporada se concentra naqueles denominados de Irregulares de Baker Street, ou seja, o grupo de pessoas que ajudavam Sherlock Holmes nos mistérios escritos por Conan Doyle.

Assim, Os Irregulares de Baker Street coloca personagens que eram secundários na obra original em primeiro plano.

Além disso, os diretores criam também cenas de terror ao inserir o mundo de Holmes em um ambiente que sofre também com o aspecto sobrenatural.

Em vez de Wiggins, os Irregulares são liderados por Bea (Thaddea Graham), uma adolescente pobre que tenta ajudar economicamente sua irmã Jessie (Darci Shaw), além de seus amigos Billy (Jojo Macari) e Spike (McKell David).

Bea parece ter encontrado a oportunidade perfeita quando ela recebe uma proposta do enigmático e Dr. John Watson (Royce Pierreson), que precisa de ajuda para resolver uma série de crimes misteriosos que estão crescendo em Londres.

Enquanto isso, o novo amigo da gangue Leo (Harrison Osterfield) está mantendo alguns segredos, que serão explorados pelos episódios.

Os crimes são inteligentes, baseados em mitos modernos, mas com um toque sobrenatural e aterrorizante.

Elenco e Personagens

O elenco, composto majoritariamente por jovens atores e atrizes, consegue sustentar todos os episódios da série de maneira muito satisfatória.

Na primeira temporada de Os Irregulares de Baker Street, o público não irá encontrar grandes e geniais interpretações de Holmes e Watson, como a maioria das pessoas está acostumada ver.

Aqui, em primeiro plano estão personagens secundários e que quase não aparecem na história original. Assim, a série explora muito bem a psicologia de marginais e de como eles também agem de maneira crucial ao lado de Holmes para resolver os mistérios.

Bea é a personagem que merece um maior destaque. A interpretação de Thaddea Graham é impecável, apesar de a atriz ser ainda tão jovem.

Graham cria uma personagem profunda, complexa e que, mesmo vivendo às margens da sociedade, sabe liderar muito bem uma gangue e resolver mistérios.

Ao seu lado, temos Jojo Macari interpretando Billy, Darci Shaw interpretando Jessie e Royce Pierreson com uma interpretação alternativa mas criativa do Dr. Watson.

Direção e Fotografia

A direção de Tom Bidwell constrói uma primeira temporada cativante e horripilante.

A câmera alterna uma ampla variedade de movimentos para controlar o grau de drama e de terror dos episódios.

Além disso, as cenas são criadas com gráficos impecáveis, em que nenhum detalhe é poupado. Esse aspecto cria cenas extremamente realistas, que aterrorizam o espectador do começo ao fim.

A fotografia trabalha em conjunto com Tom Bidwell para criar o aspecto de horror e inserir o sobrenatural na primeira temporada.

Dessa maneira, a paleta cromática é variada, mas prevalecem tons escuros nas cenas de maior mistério.

Os efeitos especiais são usados da maneira correta, sem abundância e criando cenas realistas.

A iluminação é usada de maneira diferente ao longo das cenas, dependendo do que acontece na narrativa. 

Cenografia e Figurinos

A primeira temporada da série se passa no mesmo recorte cronológico que havia sido delimitado por Conan Doyle: o século XIX, conhecido como a Era Vitoriana.

Assim, os cenários criados correspondem à sua época, mas se passam, ao contrário da história original, nas regiões mais marginais de Londres.

Os figurinos são muito bons e conseguem imprimir no leitor a sensação de que foram bem pensados e adaptados com uma singularidade impressionante para cada um dos personagens.

As roupas dos personagens também são usadas para criar um contraste entre as diferentes classes sociais que aparecem ao longo da primeira temporada.

E você, o que achou da primeira temporada da série? Conte pra gente!


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.