Os Pássaros é um filme produzido por Alfred Hitchcock em 1963. Com 120 minutos de duração, o longa possui uma classificação indicativa de 14 anos e foi muito aclamado pela crítica internacional.

Sobre o enredo

O filme foi baseado no romance de mesmo nome de Daphne Du Maurier. Dessa história, Hitchcock pegou o principal para construir seu filme: o ataque dos pássaros.

Nas palavras do próprio diretor: “o antigo conflito entre humanos e pássaros é revertido: desta vez os pássaros estão fora e o homem na gaiola.”

Em um pet shop, a rica, jovem e inquieta Melanie Daniels (Tippi Hedren) finge ser funcionária da loja quando o  advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) pede por ajuda: ele quer comprar um par de periquitos.

Melanie, que não sabe nada sobre aves, acaba em uma situação embaraçosa. O advogado deixa o local e ela anota a placa de seu carro, para poder se desculpar.

Então, a moça pega um par de periquitos e dirige até Bodega Bay, local onde Mitch passa os fins de semana com sua mãe e irmã mais nova. Ela deixa os animais na casa da família de Mitch e se retira.

Aqui os primeiros sinais de preocupação começam a aparecer. Não apenas porque a mãe de Mitch, Lydia Brenner, se mostra uma mulher perturbada e morbidamente ligada ao filho, não apenas pela desconfiança demonstrada pelos habitantes da cidade em relação à esnobe que veio de fora, mas também porque Melanie se machuca inesperadamente, com o ataque inesperado de uma gaivota.

A partir daí, esses eventos estranhos só se multiplicam, com intensidade crescente: os pássaros passam a realizar uma série de ataques e, até mesmo, a explosão de um posto de gasolina. Porque esses animais estão agindo assim e, sobretudo, como pará-los?

Elenco e Personagens

O elenco escolhido por Alfred Hitchcock é sempre formado por grandes atores. E aqui, em Os Pássaros, não é diferente.

Dada a grande despesa com os complexos processos técnicos, Hitchcock escolheu intérpretes pouco conhecidos, mas competentes da mesma forma.

A protagonista Melanie é interpretada por Tippi Hedren, mais uma reencarnação da loira fatal de Hitchcock, presente em todos os filmes do diretor.

Ao seu lado temos Rod Taylor, interpretando Mitch. Os dois são nada mais que um fragmento de algo muito mais amplo, como revelado pelos esplêndidos diálogos realizados entre os dois personagens.

Melanie e Mitch são personagens dominados pela angústia e pela sensação de vazio. As suas ações ao longo do filme, que serão acompanhadas pelo público, demonstram a ânsia de estar ciente que um perigo paira sobre o seu cotidiano e sobre a sua vida.

A ação e o suspense da trama giram em torno dos protagonistas, mostrando suas reações após os vários ataques e, ao mesmo tempo, negligenciando detalhes próprios dos personagens secundários.

Direção e Fotografia

Os Pássaros é dirigido pelo grande Alfred Hitchcock, com um roteiro escrito por Evan Hunter, famoso escritor de mistérios. É o primeiro filme do diretor com a Universal.

Sem palavras para o roteiro: uma verdadeira obra-prima. Mas a direção e a fotografia, sobretudo, merecem um destaque especial.

Como Hitchcock conseguiu tornar real o ataque de pássaros em humanos? Aqui, a montagem entra com inúmeros efeitos especiais, mas também com vários truques, inclusive alguns utilizando pássaros reais.

Também há o uso de pintura para criar falsos pássaros ao fundo das cenas, mas que parecem tão reais que dificilmente o público percebe que são falsos. Pássaros mecânicos também foram usados.

Com fotomontagens e efeitos ópticos, Hitchcock e sua equipe de fotografia criam uma obra-prima do cinema, inovando em uma série de aspectos.

Cenografia e Figurinos

O filme foi filmado na cidade de Bodega Bay, onde a história se passa. O lugar fica na costa do Pacífico, não muito longe de São Francisco, nos Estados Unidos.

A cenografia é muito bem aproveitada pela fotografia para criar cenas onde os diversos pássaros se movimentam e se configuram como ameaça constante.

Os figurinos dos protagonistas também receberam grande atenção, assim como a decoração das diversas cenas que percorrem a trama. Destaque para as belíssimas roupas de Melanie.

Em Os Pássaros, percebe-se uma clara preocupação maior da direção com os cenários, figurinos e efeitos especiais, buscando criar uma narrativa angustiante e que surpreende diversas vezes o seu público.

E você, o que achou de Os Pássaros? Conte pra gente!


Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Veja Também!  Resenha | O Diabo de Cada Dia (Original Netflix)
 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.