Temos visto, nos últimos anos, muitos filmes que tratam sobre doenças, principalmente o câncer, mas a maioria sempre cai nos mesmos clichês de um drama comum. Paddleton não: é um longa diferenciado, que consegue fazer o espectador rir em meio ao drama, mas sem perder o respeito para com um tema tão importante e sensível. Trata-se de uma comédia dramática que mostra a rotina comum e não muito interessante dos melhores amigos Michael e Andy. Em meio a partidas de Paddleton (um jogo inusitado que os dois inventaram), pizzas, filmes e jogos, Michael descobre estar com câncer terminal. Sem ter uma sobrevida, ele opta pela eutanásia, escolha não muito bem aceita por Andy. Os amigos viajam, então, para outra cidade, afim de comprar o remédio, e por fim à vida de Michael. 

O roteiro do filme, escrito pelo também diretor Alex Lehmann, em parceria com o ator Mark Duplass, é simples e diferente. Há uma base, uma estória a ser contada, mas a dupla de atores usa o improviso o tempo todo, o que é muito utilizado na comédia, mas não é muito visto no drama. A improvisação das cenas deixa os diálogos com muita naturalidade e deixa o espectador mais próximo da trama e dos personagens. O filme, apesar de lento, em alguns momentos, caminha de forma natural e com uma leveza que impressiona, ainda mais por tratar de um tema pesado. O roteiro tem tudo para deixar o filme monótono, já que acompanhamos a rotina um tanto desinteressante dos personagens, mas o longa consegue prender a atenção do público, e isso se deve à direção e, principalmente, às atuações dos personagens principais.

Veja Também!  Ficha Técnica | História de um Casamento (Original Netflix)

A direção de Lehmann é muito boa, não vai muito nem para o drama nem para a comédia, consegue se manter no meio, ao mesclar os dois gêneros. A liberdade dada aos atores foi muito importante, porque fez o longa fluir de uma forma natural. 

A atuação da dupla Romano e Duplass é sensacional. Os dois são a alma do filme, talvez, sem eles, fosse apenas mais um longa comum e clichê. A química entre os atores é impressionante. Michael e Andy são personagens que, separados, talvez fossem bem desinteressantes, mas juntos formam uma dupla que conquista o público e desperta o interesse pela trama, apesar de já sabermos o desfecho, desde o início. Apesar da excelente atuação de Duplass, Romano rouba a cena em diversos momentos, e a evolução de seu personagem é muito bem construída. Há um contraste entre ambos: enquanto Michael se conforma com o seu destino e tenta aproveitar seus últimos momentos, Andy parece passar pelo processo do luto, aos poucos, ao longo do filme. Romano transpassa muito bem a angústia do personagem e consegue envolver o público. Ambos conseguem trabalhar o humor e o drama de uma forma excepcional, sempre mantendo o respeito pelo tema. 

O cenário é, na maioria das vezes, o mesmo: o lugar aonde jogam paddleton e a sala de Michael. Algumas vezes, a cozinha, a rua, o quarto de Andy e a fachada da casa. Até mesmo quando estão viajando, focam muito no quarto do hotel. 

A fotografia é simples, mas chama atenção. O figurino e o cenário tem um realce muito bonito e interessante no longa, estão sempre se complementando. A fotografia parece mostrar as personalidades de cada um: a casa de Michael aparece mais colorida, a fotografia é mais vívida, enquanto o quarto de Andy aparece, normalmente, com a luz bem baixa, sempre em tons diferentes de azul, que destacam o seu pijama da mesma cor. 

Paddleton é um filme que realça o valor da amizade e mostra que devemos aproveitar, ao máximo, cada momento com as pessoas de que gostamos, pois a vida sempre pode surpreender e pregar muitas peças. É uma trama envolvente, triste e, muitas vezes, engraçada, com um final emocionante. É um longa que vale muito a pena, capaz de emocionar do começo ao fim. 

O que achou do filme? Deixe o seu comentário!

Veja Também!  Netflix | Confira as novidades da semana (08/12 – 14/12)
 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.