Palavras de Amor é sobre conexão e comunicação humana. Este drama de Scott McGehee e David Siegel nos traz a história de uma típica família americana. Nela, temos Richard Gere como o patriarca Saul e Juliette Binoche como a matriarca Miriam. Mas nosso foco está na caçula, Eliza (Flora Cross), que mostra-se uma potencial ganhadora de concursos de soletração. Além dela, há seu irmão Aaron (Max Minghella).

Toda a narrativa é focada no fato de a estrutura da família de Saul estar entrando em colapso. Isso porque o patriarca mantém todos de uma certa forma oprimidos pelos ensinamentos de sua religião, o judaísmo.

Mas Saul está sempre negligenciando seus filhos de um jeito ou de outro. Dá muita atenção a Aaron no começo e, logo depois, apenas para Eliza. Mas nunca aos dois de uma forma consistente. Este talvez tenha sido o pior erro do patriarca.

Além disso, sua mulher sente-se desnorteada e sufocada pelos ensinamentos do marido e ele nem ao menos percebe. Inclusive, Miriam acaba ficando tão imersa nos conceitos cabalistas de luz e junção de fragmentos que são passados a ela, que começa a furtar objetos luminosos e os mantém juntos em um local alugado.

Enquanto isso, vemos Saul finalmente prestando atenção em Eliza e a incentivando a competir quando percebe seu dom com as palavras. Afinal, para ele e sua religião, as palavras são uma forma de se conectar a Deus. Ele passa isso à filha e a menina encanta-se mais ainda com elas.

Porém é aí que seu outro filho sente-se abandonado e passa a desconectar-se da religião do pai. Como eu disse, toda a estrutura da família entra em colapso.

Roteiro

O roteiro é de Naomi Foner Gyllenhaal, que construiu uma narrativa que nos mostra o começo, em que temos a família apresentada de uma forma que nos faz acreditar que está tudo bem. Mas aí ela nos conduz ao meio, clímax e fim da história, tudo isso de forma natural. Gradativamente nós conseguimos ver os problemas aparecendo e os personagens tomando conhecimento desses fatos.

Porém a história de Palavras de Amor mostra-se um pouco confusa em alguns pontos e também pouco envolvente. Definitivamente não é um filme que irá prender a grande maioria dos espectadores.

Direção

A direção de Scott McGehee e David Siegel fez um ótimo trabalho. O clima de todas as cenas é muito bem percebido durante todo o filme e as passagens de cenas tem a marcação certa. Nada está fora do lugar nesses quesitos.

Cenário e Figurino

No geral, o que vemos são cenários que vão de escolas até casas. Não há muito o que comentar sobre o figurino também. A palavra que poderia usar é “normal”, tudo é muito normal. Não é como se houvesse que ter um trabalho maior nesse quesito de qualquer maneira.

Fotografia

Geralmente, temos os atores muito em foco para perceber bem suas expressões, ou a perda delas. A fotografia faz um trabalho bom nesse quesito, mas não é nada que gere uma experiência extra quando se fala em termos visuais.

Elenco

O elenco de Palavras de Amor é inquestionavelmente competente. Afinal, Juliette BinocheRichard Gere são grandes nomes do mundo cinematográfico e foram brilhantes em seus papéis. Mas a pequena Flora Cross não fica para traz. Inclusive, Dakota Fanning estava cotada para o papel, mas foi descartada por causa de sua aparência não lembrar muito Juliette.

Cross transmite perfeitamente ao espectador o quanto Eliza é tímida e insegura no começo e depois consegue ficar mais confiante com o apoio do pai. Além dela, temos Max Minghella, filho do cineasta inglês Anthony Minghella. O garoto interpreta perfeitamente o filho favorito que começa a sentir-se renegado com o tempo, e então, rebela-se contra o pai.

No geral, Palavras de Amor não é muito interessante àqueles que não gostam de dramas e muitos menos de longas com ensinamentos religiosos por traz. A narrativa é lenta e os conceitos são apresentados de forma confusa no começo, o que pode deixar o espectador perdido.

Você já assistiu o filme? Qual foi a sua opinião e entendimento sobre ele? Conta para a gente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.