Pânico 4 é um filme de 2011 do gênero slasher e é a quarta sequência da franquia Pânico. O filme foi dirigido novamente por Wes Craven, sendo seu último trabalho de direção, pois morreu em 2013 em decorrência de um câncer no cérebro. O longa conta com a volta de Kevin Williamson no roteiro. No elenco estão Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Emma Roberts, Hayden Panettiere, Rory Culkin, entre outros.

Enredo de Pânico 4

No aniversário de 15 anos do massacre em Woodsboro, Sidney Prescott (Neve Campbell) volta a cidade para o lançamento de seu livro sobre os ataques daquela noite e como os superou. No entanto, pouco antes de seu retorno, duas jovens haviam sido assassinadas na cidade, e tudo leva a crer que Ghostface está de volta.

Mais uma vez se vendo no centro de assassinatos, Sidney, que está hospedada na casa de sua tia e prima, se vê preocupada novamente com sua família e amigos.

As regras mudaram, e agora Sidney, junto novamente de Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox), precisam se atualizar sobre os novos filmes de terror e suas leis, antes que Ghostface finalmente ganhe.

Pânico 4, ao contrário de seu antecessor, consegue se atualizar e voltar para o nível sarcástico estabelecido no primeiro longa da franquia. O ritmo é rápido, com as piadas e ironias nos momentos certos, traz ao telespectador a nostalgia de Pânico.

Elenco e Personagens

Todos os erros cometidos em Pânico 3, principalmente em relação ao trio original, foram consertados, e o telespectador consegue ver novamente seus já conhecidos personagens de volta a ação.

Dessa vez casados e sem a constante relação de términos e voltas, Gale (Courteney Cox) e Dewey (David Arquette) mostram finalmente um nível correto de amadurecimento, no entanto, a antiga jornalista ainda mantém sua curiosidade e veia investigativa.

Sidney (Neve Campbell) também parece ter conseguido superar seus traumas e se tornar uma mulher mais centrada e forte, deixando de lado a eterna adolescente melancólica.

Direção e Fotografia

Wes Craven conseguiu trazer para as telas uma sequência muito bem planejada em sua última direção. Todos os elementos que fizeram de Pânico um sucesso entre os filmes do gênero slasher estão de volta e atualizados para a nova década.

Pânico 4 possui a melhor cena de abertura de toda a franquia, utilizando da metalinguagem para deixar o longa ainda mais divertido e satírico.

Outra decisão acertada foi a modernização do filme, trazendo o conceito de remakes e as novas regras nos filmes de terror.

A motivação do novo Ghostface também é muito bem trabalhada, com críticas para a nova geração de jovens e sua obsessão em redes sociais e constante busca por reconhecimento.

A fotografia nessa sequência também está mais rápida e com cenas ainda mais sangrentas e brutais.

Cenografia e Figurinos

Woodsboro foi recriada e traz toda a nostalgia do primeiro filme, de 1996. Não há nada de extraordinário na pequena cidade da Califórnia, mas foi esse elemento que deixou o primeiro filme marcante, um psicopata que ataca em uma cidade pacata dos Estados Unidos.

Os figurinos novamente seguem o tempo e lugar do filme, trazendo para o trio roupas mais sérias que mostram seu amadurecimento.

No geral, Pânico 4 é um filme que supera as outras duas sequências e se iguala a Pânico, trazendo a sátira e ironia na medida certa.

Para uma comparação sobre os outros três filmes clique aqui para a resenha de Pânico (1996), aqui para Pânico 2 (1997) e aqui para Pânico 3 (2000).

E você leitor, já assistiu Pânico 4? Qual sequência é sua preferida? Conta nos comentários.


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.