O livro Para Todos os Garotos que Já Amei é o primeiro da trilogia de Jenny Han. O romance ganhou adaptação para filme na Netflix com Lana Condor e Noah Centineo como protagonistas. Até o momento, os dois primeiros livros da trilogia já contam com adaptações disponíveis no streaming e o terceiro filme já está sendo produzido.

Ficha Técnica do livro:

  • Título: Para Todos os Garotos que Já Amei
  • Autores: Jenny Han
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 320
  • Ano de lançamento: 2014

Enredo

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa de chapéu azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou. No total foram cinco.

Um dia, misteriosamente, suas cartas são enviadas e ela vê sua vida de cabeça para baixo, tendo que explicar tudo, lidar com olhares estranhos e o pior de todos, admitir que entre os garotos que amou está o namorado de sua irmã.

O enredo é interessante e o desenvolvimento é bom. O ritmo da narrativa é um pouco lento, principalmente no romance, que demora muito para chegar a algum lugar. Talvez isso se explique pelo fato de a história estar dividida em uma trilogia, de forma que é esperado mais acontecimentos no livro seguinte. Mas no geral a história é envolvente e é possível nos conectarmos à trama e aos personagens.

Veja Também!  Resenha | Joy (Original Netflix)

Personagens

Lara Jean é a segunda de três filhas que moram com o pai. Após a morte de sua mãe, elas precisaram adaptar sua forma de viver sem ela. Margot cuida de tudo; Kitty é a menininha do papai e Lara Jean faz o possível para não dar trabalho. Ela sabe que nunca será como Margot, de quem busca aprovação constante. Ao mesmo tempo, sente que precisa cuidar e garantir que Kitty fique bem.

Em meio a tudo isso, ela quase nunca encontra tempo para si mesma. Não costuma sair, nunca namorou e todas as suas paixões foram platônicas. Mas tudo mudou depois que as cartas foram misteriosamente enviadas. Lara Jean começa a se conhecer mais e entender quem ela realmente quer se tornar. É uma personagem insegura, que desconhece seu potencial. Mas que, conforme se encontra, vai ganhando cada vez mais a nossa empatia.

Veja Também!  Resenha | See - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Peter Kavinsky é o típico garoto popular do colégio. Aqui, diferença financeira parece ficar de lado, mas popularidade e auto-confiança parece ser o que realmente distingue Lara Jean e Peter. Eles são de mundos diferentes e nunca dariam certo juntos, até que ele recebeu sua carta. O personagem passa por um amadurecimento bem bacana, mas cheio de clichês, que pode ser um prato cheio para os fãs do gênero ou um pouco entediante para quem não gosta muito.

Josh Sanderson recebe um certo destaque na história, mas não é bem desenvolvido. Seu personagem parece ter muito a oferecer, incluindo sua conexão com a protagonista. Talvez ele tenha maior desenvolvimento nos próximos volumes da trilogia.

Entre outros personagens temos: Kitty, muito engraçada, alegra todas as cenas que aparece; Margot é controladora e durona, mas acaba mostrando seus pontos fracos; Chris é a melhor amiga meio doida, engraçada, mas que não teve muito destaque; Dr. Covey, pai de Lara Jean, é um ótimo personagem, compreensivo, carinhoso e que faz da casa um ambiente melhor; Genevieve é a garota malvada clichê, uma personagem sem graça e que é completamente previsível.

Veja Também!  Resenha | Enola Holmes (Original Netflix)

Escrita da Autora

Trilogia “Para Todos os Garotos que Já Amei”

Jenny Han faz um ótimo trabalho contando essa história. A escrita é em primeira pessoa e no presente. A maioria dos capítulos são curtos, chegando a ter apenas duas páginas em alguns casos. A tradução para o português brasileiro foi muito bem feita, por Regiane Winarski.

Como disse anteriormente, o ritmo da narrativa parece ser lento e demorar a apresentar algum plot twist. Além disso, a autora se utiliza de frases curtas, o que acho que pode ter colaborado para o ritmo desacelerado da trama.

O que achou do livro Para Todos os Garotos que Já Amei? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.