Lançado em 2008, Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (崖の上のポニョ) é uma animação de fantasia escrita e dirigida por Hayao Miyazaki, o mestre por trás do Studio Ghibli.
Enredo
Sousuke mora numa casa de farol perto do mar. Um dia ele encontra um estranho peixinho preso em uma garrafa e decide ajudá-lo, sem imaginar que se tratava de Ponyo, a filha da deusa do mar que literalmente moverá oceanos para ter sua pequena de volta.
Entretanto, Ponyo está mais ocupada a utilizar sua magia para se transformar em humana e viver em terra firme com seu novo amigo. Enquanto isso, os pais de Ponyo acabam prejudicando o vilarejo de Sousuke enquanto tentam recuperar sua filha, e os dois precisarão se unir para salvar o dia antes que seja tarde demais.
A semelhança com A Pequena Sereia não é coincidência: Miyazaki realmente se inspirou no popular conto de Andersen para criar o enredo do filme, que conta ainda com base na lenda japonesa Urashima Taro, sobre um pescador que salvou uma tartaruga marinha de jovens malvados sem saber que ela era a filha do Imperador do Mar e, no dia seguinte, recebeu dela as honras de poder visitar o fundo do mar como forma de agradecimento.
Personagens e Dubladores
O personagem Sousuke foi inspirado no próprio filho do diretor, Gorō. com quem teve uma relação não muito amigável por, devido ao trabalho, ter sido um pai muito ausente durante o crescimento do garoto que hoje tem 53 anos. Muitos descrevem Ponyo como um esforço de Miyazaki em se desculpar com seu filho e tentar se aproximar dele.
Ponyo tem seu nome inspirado em uma onomatopeia criado pelo próprio Miyazaki, com base em sua percepção de como seria o som ao tocar em uma superfície suave e macia. Sua aparência fofinha e gordinha também traz essa representação para os planos visuais da personagem, cujas ações também são puras e abraçam a alegria e simplicidade do universo infantil.
A voz original japonesa de Ponyo é de Yuria Nara, enquanto Sousuke é dublado por Hiroki Doi. Uma curiosidade é que ambos eram crianças na época, dando maior força e graça ao filme que se esforça ao retratar a infância. Nascidos em 1999, hoje os jovens têm 20 anos.
Direção e Técnicas de Animação
O Studio Ghibli também se rendeu às facilidades da computação gráfica, mas deixou o CGI de lado para trabalhar na arte de Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar.
Com o diretor de animação Katsuya Kondō e o diretor de arte Noboru Yoshida, muitas coisas foram desenhadas à mão pelo próprio Miyazaki, que se envolveu principalmente com a arte das ondas marítimas a fim de garantir maior controle sobre as expressões dos desenhos. Ao todo o filme teve 170000 quadros, um recorde para o diretor/animador.
Os traços também tiveram algumas inspirações na vida real, com ambiente baseado na cidade de Tomonoura, no Japão, visitada por Miyazaki em 2005. Também é descrito que parte do cenário foi inspirado na ópera de Die Wagüre, de Richard Wagner, tal como sua trilha sonora.
E assistir ao filme Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar está ainda mais fácil em 2020, com a animação disponível na Netflix Brasil!
Já viu? Conta pra gente nos comentários o que você achou do filme!
Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"