Por Uma Vida Melhor é um drama nigeriano, dirigido por Kenneth Gyang e protagonizado por Sharon Ooja. Estreou na Netflix no dia 02 de outubro e tem classificação de 16 anos.

Enredo

Òlòturé é uma jornalista que se passa por uma prostituta — adotando o pseudônimo de Ehi — para denunciar o tráfico de mulheres na Nigéria. Ela se depara com um mundo extremamente cruel de exploração e violência. 

O roteiro é bem escrito, tem uma trama envolvente e bem desenvolvida e personagens interessantes. Ele é construído sem pudores e consegue chocar ao mostrar a brutalidade do mercado sexual nigeriano. Os personagens são pouco trabalhados e o filme se preocupa mais em mostrar as situações extremas a que essas mulheres são submetidas. A narrativa tem bastante fluidez e deixa o longa muito dinâmico. Este consegue prender o espectador e não se torna cansativo; é um filme bem corrido, mas sem parecer apressado. 

Veja Também!  Ficha Técnica | Menéndez: El día del Señor (Original Netflix)

Elenco e Personagens

Os atores, em sua maioria, fazem um trabalho razoável. É o ponto mais fraco da produção, mas não compromete. 

Òlòturé (Ehi), interpretada por Sharon Ooja, é uma mulher corajosa até demais. Esta disposta a ir muito longe e colocar sua vida em risco para denunciar o tráfico de mulheres e salvá-las. Sua sororidade e coragem são realmente uma inspiração. Ooja não tem uma interpretação das melhores. Muitas vezes, sua atuação soa um tanto falsa, ela não convence. Mas, assim como os outros, também não compromete, faz um trabalho ok. Em algumas cenas com uma carga dramática mais pesada, ela ainda vai bem. 

Linda (Omowumi Dada) torna-se bem próxima de Òlòturé. É uma mulher corajosa, que tem o sonho de se mudar para a Europa com a irmã mais nova. Dada é o grande destaque: sua atuação é convincente e passa veracidade. O espectador consegue perceber a esperança e o medo em seus olhos. A relação de proteção com a irmã emociona.

Direção e Fotografia

A direção é um dos pontos fortes do filme. Consegue conduzir e dirigir muito bem os atores, em todos as cenas. O longa poderia ter sido violento demais ou ter focado muito nos dramas dos personagens, mas consegue dosar isso muito bem. Assim como o roteiro, a direção deixa o longa com uma montagem bastante dinâmica, prendendo a atenção do público. A fotografia é bastante colorida, com a predominância, algumas vezes, de tons azuis, verdes ou vermelhos. O filme varia bastante entre tons quentes e frios — este em momentos de maior tensão, normalmente.

Cenografia e Figurinos

Grande parte das cenas se passa nas ruas e no local em que Ehi mora com as outras mulheres. Há algumas cenas, também, em um ônibus, no jornal e na casa onde algumas meninas ficam temporariamente. O figurino é bem diversificado: há uso de uniformes, roupas formais e, também, no caso das mulheres, perucas e roupas mais curtas. 

E você? O que achou de Por Uma Vida Melhor? Deixe o seu comentário!!

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Amor com Data Marcada online
Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.