Porco Rosso: O Último Herói Romântico (紅の豚, Kurenai no Buta) é um filme de animação japonês lançado em 1992 pelo Studio Ghibli, com direção e roteiro de Hayao Miyazaki, a grande cabeça do estúdio.

Confira o trailer logo abaixo:

Sobre o Enredo

Ambientado na Itália dos anos 1920, o anime acompanha um ex-piloto que foi transformado em porco e agora trabalha como caçador de recompensas em seu hidroavião vermelho. Sua principal missão é derrotar os piratas dos céus, bandidos que atacam turistas com seus hidroaviões.

Tudo isso, entretanto, é plano de fundo para um discurso político: Porco Rosso se passa no período entre as duas guerras e cita brevemente a recessão econômica e ascensão do fascismo, criticando a guerra por meio de uma narrativa heroica, fantástica e, portanto, lúdica.

Resenha | Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Personagens e Dublagem

Porco Rosso é o pseudônimo de Marco Pagot, um piloto veterano que quase morreu em uma batalha da Primeira Guerra Mundial e, agora, se aventura caçando bandidos nos céus. Apesar de sua aparência, ele ainda mantém o coração e cérebro de um homem sedutor e solitário, apaixonado por Gina, a dona do popular Hotal Adriano, mas incapaz de agir além das palavras.

Donald Curts é um piloto americano e talentoso, porém vilão. Ele é contratado por Mama Aiuto, o chefe dos piratas do ar, para derrotar Porco Rosso. Sua figura é ainda mais sedutora, caindo até mesmo em um machismo e, pode até ser um excesso de militância, mas a forma como é trabalhado seu relacionamento entre alguns personagens de sexo oposto chega a beirar a pedofilia, o que torna as interações bastante incômodas.

Resenha | Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Fio Piccolo é uma das vítimas, mas nada de princesa oprimida: com apenas 17 anos, a jovem é uma talentosa designer de aviões e se alia a Porco Rosso, embora seja difícil conquistar a confiança de alguém tão experiente quanto ele. Corajosa e determinada, não perde tempo em tomar atitudes para proteger àqueles que ama, mesmo que isso inclua se colocar em perigo.

Sem dublagem em português disponível na Netflix Brasil, as vozes originais em japonês são de Shūichirō Moriyama (Porco Rosso), Akio Ōtsuka (Donald), Tokiko Kato (Gina) e Akemi Okamura (Fio), que trazem toda a expressividade já conhecida das animações do Japão.

Direção e Técnicas de Animação

A direção é assinada por Hayao Miyazaki, a grande mente do estúdio. Entretanto, esse filme tem uma pegada diferente de produções como Meu Amigo Totoro (1988) e O Serviço de Entregas da Kiki (1989), que contam com um maior apelo infantil. Embora Porco Rosso possa ser apreciado pelos mais novos, é um filme claramente pensado para o público mais velho, desde suas intensas batalhas às camadas mais profundas de críticas sócio-políticas, que passam longe do entendimento infantil.

A animação também é menos apelativa: os personagens adultos não tentam ser fofos, seja na atitude ou nos traços físicos, tampouco Porco Rosso age de forma inocente, tanto em seus posicionamentos políticos quanto em seus relacionamentos românticos, que não passam despercebidos dos olhos mais maduros. Armamento pesado e cigarros também se fazem presentes.

Entretanto, ainda mantém o estilo tradicional de animação 2D do estúdio, e os personagens mais jovens, como Fio e outros figurantes, lembram bastante as figuras mais meigas de produções anteriores da Ghibli, um estúdio que sabe trabalhar diferentes formas e conteúdos sem perder a sua essência.

Sequência cancelada

Em 2011, Hayao Miyazaki havia dito que gostaria de fazer uma continuação para o filme e seu título, Porco Rosso: The Last Sortie (O Último Passeio, em português) já até havia sido revelado ao público. A sequência narraria Porco de volta como piloto, agora durante a Guerra Civil Espanhola, mas o projeto foi cancelado logo depois.

E, de certa forma, nem faz tanta falta: O Último Herói Romântico é um filme bastante completo e bem acabado em si mesmo, e tentar estender seu sucesso poderia não trazer bons resultados ao estúdio, tampouco uma experiência tão positiva aos fãs. Mesmo com algumas de suas falhas, está ótimo do jeito que está.

Se você ainda não viu o filme, Porco Rosso está disponível na Netflix com áudio original em japonês e legenda brasileira. Não perca!

E você que já o assistiu, o que achou de Porco Rosso: O Último Herói Romântico? Conta para a gente nos comentários!


 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Review Geral
Enredo
Personagens e Dublagem
Direção e Técnicas de Animação
Artigo anteriorResenha | Crianças Lobo (2012)
Próximo artigoOnde Assistir | Série Truth Be Told Online
Apaixonada por cultura asiática, livros, cinema e Netflix.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.