Prescrição Fatal é uma minissérie documental lançada em associação com The Cinemart pela Netflix na última quarta-feira (5) . A produção de 4 episódios acompanha a jornada de um estadunidense contra a indústria farmacêutica depois de perder seu filho tragicamente. A narrativa é construída alternando depoimentos dos envolvidos e gravações da época.

Linha temática

Como apontado pela sinopse e pelo trailer, o documentário começa um homem contando a trágica história da morte de seu filho. Esse homem é Dan Schneider, um farmacêutico de uma área metropolitana de Nova Orleans. Ele e sua esposa tiveram dois filhos, e quando o mais velho deles, Danny Jr., morreu baleado aos 22 anos em um bairro conhecido por tráfico, Dan resolveu investigar quem tinha sido seu assassino.

Por um instante, esse parece ser o foco narrativo do documentário, mas sua solução se dá no primeiro episódio. A partir daí, a linha temática se desenvolve para a problemática dos opioides. Como farmacêutico desde 1975, Dan começou a estranhar quando uma quantidade anormal de pessoas iam à farmácia comprar opioides sob prescrição médica. Principalmente porque a maioria dessas pessoas eram jovens, o remédio era quase sempre OxyContin e 99% das vezes, receitados pela mesma médica, Dra. Jacqueline Cleggett.

Veja Também!  Ficha Técnica | Trying - 1ª Temporada (Original Apple TV+)

Por achar tudo muito suspeito, Dan começou sua própria investigação de forma amadora. Seus vídeos e áudios caseiros são a maior parte do material que compõe a mídia do documentário além dos depoimentos e infográficos. O trabalho de Dan reuniu várias provas e dados que, uma década mais tarde, viriam a ser nacionalmente conhecidos devido a uma crise de saúde por culpa dos opioides no país.

The Pharmacist (Prescrição Fatal)

Do episódio 2 em diante, o documentário expõe a jornada diligente de Dan junto com declarações das autoridades responsáveis na época. O filme também confronta várias evidências hoje consolidadas do caso, mostrando com clareza a gravidade das práticas denunciadas. Apesar de a dependência química ser uma questão de conhecimento público, talvez os espectadores não compreendessem as proporções da crise causada nos anos 2000 em diante até essa obra.

Veja Também!  Ficha Técnica | Os Segredos de Saqqara (Original Netflix)

Prescrição Fatal conduz pela linha temporal dessa crise, precedida pelo crack nos anos 80, sendo protagonizada pelo OxyContin na virada do século e abrindo caminho para a ampliação do abuso de heroína nos anos seguintes. O filme ainda denuncia a Purdue Pharma, empresa farmacêutica responsável pela produção do OxyContin, incluindo o depoimento de um ex-representante que trabalhava com a distribuição da droga.

Direção e fotografia

Os diretores de Prescrição Fatal são Julia Willoughby Nason e Jenner Furst. Embora tenha sido um bom trabalho, existem outros documentários com mais fluidez e que prendem mais a atenção do que este. O conteúdo, no entanto, é muito relevante, e talvez pudesse ter sido apenas melhor roteirizado em relação à evolução do caso. Quanto à fotografia, muito da mídia do documentário foi composto pelos os vídeos e fotos já pertencentes a Dan, o que traz um tom nostálgico em contraste com os ambientes das entrevistas no momento presente.

Veja Também!  Ficha Técnica | Sarah Cooper: Everything's Fine (Original Netflix)

Considerações finais

Mais do que um documentário de denúncia, Prescrição Fatal acompanha como o luto de um pai se transformou em ativismo, e graças à coragem de Dan Schneider e outros envolvidos no combate aos opioides, a indústria foi remodelada. O conteúdo apresentado é muito relevante, sendo inclusive de status histórico na área de saúde dos Estados Unidos. O desenvolvimento do filme poderia ser um pouco mais dinâmico, pois talvez espectadores não tão comprometidos percam o interesse mais rápido. A história verídica e os depoimentos são bem trabalhados pela edição, dando um bom senso de localização dentro da linha temporal dos acontecimentos.

 

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.