Psicose é um filme de suspense lançado em 1 de novembro de 1961 no Brasil. A direção é assinada por Alfred Hitchcock e seu elenco conta com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Simon Oakland, Frank Albertson, Patricia Hitchcock, entre outros nomes.

Enredo de Psicose

Psicose é a adaptação de um livro homônimo do autor Robert Bloch e conta a história de Marion Crane (Janet Leigh), que possui uma vida cheia. Ela trabalha em um escritório e tem que encontrar o seu amante Sam (John Gavin) no intervalo do almoço, amante com quem ela não pode se casar, já que a maior parte de seu dinheiro vai para uma pensão alimentícia. Um dia, ela é incumbida pelo seu chefe de depositar quarenta mil dólares no banco. Vendo a oportunidade de uma nova vida, ela decide roubar a quantia e ir até a loja de Sam na Califórnia. Depois de uma exaustiva viagem, ela decide parar no Bates Motel, e lá ela conhece Norman Bates, um jovem quieto que guarda vários segredos.

Veja Também!  Onde Assistir | Filme Bronx online

O filme é muito rápido, muito disso é por causa da duração relativamente curta da obra, mas o maior motivo disso é o suspense criado e desenvolvido aos poucos, mérito que pertence tanto ao roteiro, quanto à direção.

Elenco e Personagens

A construção e o desenvolvimento de Marion Crane (Janet Leigh) é muito bem feita. Isso porque há várias motivações e um ótimo arco de redenção com uma virada realmente memorável, que muda todo o rumo da trama e a narrativa se intensifica a partir dela. No entanto, a construção dos demais personagens fica um pouco eclipsada.

As atuações são de alta qualidade, com o destaque para Janet Leigh, que passa expressões extremamente criveis e suaves de medo e nervosismo. Por fim, o outro destaque vai para Anthony Perkins, que entrega um papel de tirar o fôlego. Além de ser um dos maiores antagonistas do cinema, o que o ator entrega, principalmente no final do longa, é primoroso.

Direção e Fotografia de Psicose

A direção aqui é decisiva para criar um suspense de qualidade, já que, em vez de Hitchcock dar apenas um susto no público com os famosos Jump Scares, ele cria um clima de suspense que sufoca o espectador, pois nada ele pode fazer. Um exemplo é a famosa cena do chuveiro, em que seria simples ele dar um susto no telespectador, fazendo o assassino aparecer de repente e efetuar o crime. Entretanto, ele foca a câmera na porta, onde é formada uma sombra aos poucos, e aí o assassino efetua o crime. Coisas simples assim dão qualidade a todo o suspense. Além da direção, outro mérito é a montagem, que dita o ritmo de cada cena, e a trilha sonora, que faz o suspense reverberar mais longe, o potencializando. Afinal, o que seria aquela cena do chuveiro sem sua trilha sonora?

Veja Também!  Ficha Técnica | A Maldição do Poço (Original Netflix)

Mesmo o filme sendo filmado em preto e branco, ainda há bastante o que falar, já que, até mesmo sem cores, a iluminação é carregada de simbologia, como na cena onde Marion (Janet Leigh) decide desviar da rodovia principal e vai em direção ao Bates Motel. Tanto a iluminação do caminho, quanto a luz que ilumina a protagonista, vai cada vez mais escassa, o que pode significar que ela está indo até um caminho obscuro, e que ela mesma está sendo tomada pela escuridão, tal cena que apresenta uma grande atuação de Janet Leigh.

Cenografia e Figurinos

Tanto os cenários quanto os figurinos são simples e comuns, dado a época que foi gravada, mas uma simbologia interessante de comentar são nos sutiãs de Marion, que são claros no início, onde ela está “limpa” já que não cometeu nenhum crime ainda, mas pouco mais pra frente do filme, quando ela decide roubar o dinheiro, ela aparece usando sutiãs pretos que poderiam indicar que ela agora estava “suja”.

Veja Também!  Resenha | Sem Conexão (Original Netflix)

E você? O que achou do filme? Conta pra gente nos comentários.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.