Mais uma série original estrangeira chega à Netflix, dessa vez, de produção norueguesa que rendeu 6 episódios. Ragnarok estreou na última quinta-feira (30) apresentando uma versão modernizada do herói Thor através do adolescente Magne, interpretado por David Stakston.

Sobre o enredo

A série começa com a chegada da família Seier à cidade de Edda. Logo nos primeiros minutos, quando entra no vilarejo com a mãe Turid (Henriette Steenstrup) e o irmão mais novo, Magne é abordado por uma senhora estranha, e a partir daí começa a notar mudanças em si mesmo. Ele e o irmão, Laurits, começam na escola nova, porém seu irmão se ajusta com muito mais facilidade. Quando uma tragédia acontece com sua única amiga, Magne se determina a descobrir os envolvidos se aproveitando de suas novas habilidades.

A cada começo de episódio, uma nova informação sobre a mitologia nórdica é revelada, e esses elementos mitológicos antigos vão se mostrando no momento presente. A série apresenta o conflito conhecido entre os deuses e os gigantes não só na forma de lutas corpo a corpo, mas também em um embate político e de poder.

Como Magne começa a se descobrir só agora, o passado dos gigantes é mais explorado, mostrando como eles já têm o costume de habitar a terra com os humanos. Ao mesmo tempo, o foco não é somente a trajetória de Magne como o herói, mas também seu desenvolvimento social enquanto adolescente. Por isso, a série apresenta um paralelo entre dramas da idade e aspectos de um plano maior, que é o enfrentamento dos gigantes.

Personagens e elenco

Por se tratar de uma série praticamente adolescente, Ragnarok é composto por atuações naturalmente joviais. Talvez por conta disso se torne um tanto difícil compreender a tensão mitológica emergente, e há momentos em que a performance “mais séria” parece fora de lugar. A minissérie acabou por ficar dividida entre diferentes propostas e não satisfazer nenhuma. Talvez pelas possibilidades deixadas no último episódio para a próxima temporada a direção escolha uma nova abordagem que faça mais sucesso entre o público.

Em relação aos arcos individuais, mais uma vez a série apresenta muito potencial no início, mas perde algumas oportunidades. Laurits (Jonas Strand Gravli), por exemplo, é o personagem mais carismático, fazendo jus à representação clara de Loki, porém lhe faltou palco para se desenvolver mais. Gry (Emma Bones) é muito valorizada como a mocinha, ficando dividida entre o herói e o vilão, mas sua personalidade quase não é explorada, tornando difícil formar uma opinião sobre ela. Além disso, há algumas inconsistências: enquanto ela direciona sua raiva a Saxa (Theresa Frostad Eggesbø) por causa de seus pais exploradores, se envolve com o irmão dela, Fjor (Herman Tømmmeraas).

Direção e fotografia

Adam Price e Meta Louise Foldager Sørensen regem o projeto, e embora Price falhe um  pouco como escritor, a direção da dupla parece dar certo. Ragnarok pode não ser um sucesso em termos de roteiro, mas é inegável que as paisagens e as montanhas da Noruega são de tirar o fôlego e foram bem capturadas pela equipe de fotografia.

Cenografia e figurino

Embora tenha um contexto mitológico, a minissérie se passa nos dias atuais, e faz uma releitura da jornada do deus Thor. Por isso roupas de guerra e outros artefatos não são tão vistos quanto o esperado. Já os cenários têm como ponto forte as gravações externas, já que a vista dos campos noruegueses é onde se passa grande parte da história.

Trilha sonora

Apesar das críticas ao enredo, Ragnarok acertou em cheio no tópico musical. As cenas acompanhadas por músicas conferem o clima necessário. Confira a trilha sonora da série aqui.

Qual foi sua impressão sobre Ragnarok? Conte pra nós nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.