Ratched é a nova série do Ryan Murphy para a Netflix. Ela é baseada em uma personagem do livro Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey, publicado em 1962. Mais tarde, em 1975, o livro ganhou uma adaptação com mesmo nome, para o cinema. No ano seguinte, longa foi indicado a nove categorias no Oscar, das quais ganhou seis.

A enfermeira Ratched é uma das personagens mais intrigantes do livro e filme. Por isso, ela ganhou sua própria série solo na Netflix. No elenco principal da série temos Sarah Paulson, Sharon Stone e Brandon Flynn.

Enredo

Em 1947, acompanhamos a vida da jovem Mildred Ratched (Sarah Paulson) inciando sua carreira na enfermagem. A série se passa antes dos acontecimentos do livro Um Estranho no Ninho e nos mostra mais detalhes sobre a vida da protagonista e tudo que colaborou para que uma simples enfermeira se tornasse um monstro assassino.

Embora seja uma personagem já existente, não é necessário ler o livro ou assistir ao filme para entender a história da série. Ratched se mostra uma série independente das outras obras do mesmo universo, até o momento. Ryan Murphy, showrunner da série, já revelou que imagina quatro temporadas para a série e que na última poderia ter uma conexão com os eventos do filme.

O enredo é muito interessante e a forma com que tudo vai acontecendo é bem envolvente. Entretanto, os episódios são densos e longos, com ritmo mais lento muitas vezes. Por essa razão, maratonar a série talvez não seja o mais indicado, pois pode se tornar uma experiência cansativa.

Veja Também!  Sherlock Holmes | 15 filmes e séries inspirados nos livros

Apesar do ritmo lento, a trama se desenvolve bem e o roteiro é muito organizado, resultando em uma obra audiovisual de muita qualidade e conteúdo, mas que precisa ser saboreada aos poucos. Leva alguns episódios para nos conectarmos aos personagens e essa conexão poderia se dar mais rapidamente.

Sobre o gênero da série, apesar de ser considerada terror, está mais para suspense e thriller. Não se utiliza de jump scares e os momentos são repletos de mistérios e muito suspense. Eu que, particularmente, não gosto de terror, gostei de assistir a série. Assim, fica a dica para que, mesmo quem não curte o gênero, se arrisque em Ratched.

Elenco e Personagens

O elenco de Ratched é repleto de grandes nomes, que entregaram ótimas atuações. Sarah Paulson parece se encaixar perfeitamente na personagem e entrega uma protagonista extremamente bem interpretada, com todas as nuances da Ratched perceptíveis.

Sharon Stone também ganha bastante destaque na série, apesar de não estar entre os protagonistas. Mais uma vez, temos uma personagem muito bem interpretada e muito envolvente, que rouba a cena toda vez que aparece.

Importante destacar também o trabalho de Brandon Flynn, que apresenta aqui algo bem diferente do seu personagem em 13 Reasons Why, mostrando sua versatilidade em atuar.

Algo muito interessante em Ratched é a complexidade dos personagens que, além de condizer muito com a premissa de se passar em um hospital psiquiátrico, deixa a trama ainda mais interessante, pois como espectador, nunca sabemos o que pode acontecer ou o que um personagem é capaz de fazer.

Veja Também!  Resenha | Grand Army - 1ª Temporada (Original Netflix)

Direção e Fotografia

A direção da primeira temporada da série ficou nas mãos de Ryan Murphy, Nelson Cragg, Michael Uppendahl, Daniel Minahan, Jennifer Lynch e Jessica Yu. Apesar do grande time de diretores, nota-se uma uniformidade nas escolhas de como filmar a série.

Ratched conta com um grande apelo estético que entregou uma obra muito linda. Podemos notar esse cuidado em cada ponto que é filmado, movimentos de câmera muito fluídos, enquadramentos bem pensados e um excelente trabalho com foco. A série foi muito bem dirigida e, por mais que possa não parecer, uma boa direção auxilia e muito na melhora da experiência de assisti-la.

A fotografia caminha junto com a direção e entrega um trabalho muito lindo e cativante. Logo nos primeiros minutos já notamos que as cores são de suma importância na série, mas não se limitam aos cenários e figurinos, mas invadem a fotografia, trazendo nuances de cor que variam conforme as nuances dos personalidades das personagens. Através das cores podemos notar a mudança interna de cada personagem. Tudo isso sem parecer artificial. Esteticamente, é com certeza uma obra de arte.

Cenografia e Figurinos

Um grande destaque em Ratched é a direção de arte. Como de costume nas produções assinadas por Ryan Murphy, os cenários são belíssimos e com muito glamour. O hospital psiquiátrico, onde se passa a maior parte da trama, é um local mais neutro, muito trabalhado no branco, mas com simples objetos de cena que levam cor ao local. O hospital também se contrasta diretamente com os uniformes das enfermeiras, que ficam entre o azul e o verde. É apenas uma teoria, mas essa intrigante variação de cor pode condizer com a intrigante real motivação das enfermeiras: salvar ou matar.

Veja Também!  Resenha | La Révolucion - 1ª Temporada (Original Netflix)

Mildred Ratched é muito estilosa e seus figurinos são lindíssimos e muito glamourosos também. Trabalhada quase sempre no verde/azul, amarelo e vermelho, ela sempre tem o destaque maior em todos os locais que aparece. Além de suas roupas, outros objetos pessoais seguem essa mesma linha de cores, como por exemplo seu carro.

Lenore Osgood, personagem de Sharon Stone, é o símbolo da ostentação, tanto em bens e riquezas, quanto em cores e estampas. Em suas cenas talvez esteja a maior parte do orçamento da série, assim como as ambientações mais impressionantes.

É uma série que usa e abusa de ótimas ambientações e chama muita atenção em suas cores que, perpassam fotografia, cenários, figurinos e auxiliam até na descrição das transformações internas dos personagens. Com isso, tem uma qualidade estética impressionante!

Já assistiu Ratched? O que achou da nova série do Ryan Murphy para a Netflix?

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.