A nova série da plataforma de streaming Netflix é um drama francês que foi adaptado de uma obra literária. Recursos Desumanos (ou como no título original Dérapages) é a história sobre um homem numa idade um pouco avançada que está desempregado, mas que finalmente encontra uma oportunidade de trabalho. O enredo se molda a partir de quando Alain se dá conta de que, na verdade, era apenas uma peça para uma ação da grande corporação.

Assista ao Trailer!

Sobre o Enredo

Alain é um homem de 57 anos que passou boa parte da sua vida trabalhando com Recursos Humanos em uma empresa, porém, por conta de sua idade ele foi demitido. Desde então, ele vai de emprego para emprego, fazendo bicos, trabalhando em lugares sem estrutura e com patrões que maltratam seus funcionários.

Até que certo dia, após perder seu emprego, Alain vê uma esperança para mudar de vida através de uma proposta de emprego que estavam fazendo em uma corporação. Essa empresa tinha um presidente peculiar, estavam com problemas na corporação e além disso queria fazer uma dramatização de reféns com seus funcionários para ver como reagiriam e com quem poderia contar.

Veja Também!  Ficha Técnica | Um Rapaz Adequado - 1ª Temporada (Original Netflix)

Para garantir a vaga de emprego, um dos testes era comandar essa dramatização. Alain se esforça até os limites para se preparar para essa ocasião, mas quando descobre que ele era só uma peça para tudo isso e que não haveria vaga de trabalho algum, perde totalmente a calma e muda todo o rumo da história.

Elenco e Personagens

O elenco é composto por: Éric Cantona, um futebolista aposentado que agora é ator e interpretou o personagem principal Alain; Suzanne Clément, que foi Nicole, esposa de Alain; Alex Lutz como Alexandre Dorfmann, o presidente da misteriosa corporação; Gustave Kervern como o melhor amigo de Alain, Charles; Louise Coldefy sendo Mathilde, filha de Alain e Alice de Lencquesaing interpretando a filha e advogada de Alain, Lucie.

Dentre todos os personagens, o que tem maior destaque e merece ser ressaltado, é Alain. A série é uma crítica ao neoliberalismo e ao sistema que a sociedade está acostumada a seguir, Alain é o personagem que representa essa quebra. Após ser derrotado pela perspectiva de vida e por uma grande corporação, ele é quem consegue dar a volta por cima desse sistema todo, enquanto todos achavam que ele estava insano, era ele quem utilizava as pessoas daquela empresa como peões para um plano engenhoso.

Veja Também!  A Família Addams | Tim Burton fará nova série em live-action da franquia

A história em si é contada pela visão dele e por ele. A série é como se fosse um grande flashback contado por Alain enquanto o mesmo se encontra na cadeia. O espectador vai conhecendo os outros personagens e a profundidade deles como Alain quer que saibamos. Os outros personagens são extremamente importantes para compor toda a teia para o suspense da história, eles não são explorados de forma profunda, mas nos é mostrado o suficiente para que a série flua.

Direção e Fotografia

O diretor responsável pelo drama e suspense foi Ziad Doueiri. A série apresenta um trabalho muito interessante de câmeras, muitas vezes elas acompanham o personagem em questão fielmente, como se o espectador não pudesse tirar seus olhos sobre ele. Algumas vezes a câmera é posta de jeito que pareça que estamos vendo a cena pela perspectiva de um dos personagens.

Sobre a fotografia, em todas as cenas é possível se notar o uso constante dos tons mais frios e escuros em junção de uma câmera que participa em todas as ações durante as cenas.

Cenografia e Figurinos

A maior parte da história é contada na cadeia, no tribunal ou no apartamento de Alain. A cadeia tem aquele toque de realidade, as celas todas bem pequenas e tudo sem um cuidado necessário. O apartamento é todo precário, com goteiras, sujo, sem reforma e isso reflete bem na vida de uma pessoa que mal tem um emprego. Sobre o tribunal, não tem muito o que se dizer sobre ele, mas é interessante como toda vez que a câmera vai até Alain é mostrado de forma mais ampla para que o espectador veja que ele está preso e separado dos demais.

Veja Também!  Ficha Técnica | O Gambito da Rainha - 1ª Temporada (Original Netflix)

Os figurinos mostram diretamente a diferença monetária e social entre os personagens. Aquele mais pobres usam roupas surradas, velhas, comuns, enquanto que os mais sucedidos usam ternos e roupas caras.

A série é extremamente interessante e instiga quem assiste a cada momento e episódio novo. Tem um final surpreendente e, mesmo que seja um pouco aberto, dá a sensação de que não é necessária uma sequência.

E aí? Já assistiu a nova obra francesa? O que acham? Comentem!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.