Remastered: Nixon e o Homem de Preto é uma interessante exploração da política de Johnny Cash com uma ótima trilha sonora. Mas em última análise não consegue entregar uma resolução satisfatória a muitas das ideias e elementos que tenta introduzir.

Em 1970, preocupado com a discordância crescente em face da Guerra do Vietnã, o presidente Nixon estendeu a mão ao músico ocidental Johnny Cash para se apresentar na Casa Branca e dar credibilidade à sua administração e à sua política no Vietnã.

Remastered: Nixon e o Homem de Preto conta a história dessa performance e como isso moldou a política de Johnny Cash.

Este documentário de 58 minutos cobre muito terreno e dá ao seu público muito para descobrir. Somos apresentados a duas histórias separadas, que se cruzam no desempenho de Cash na Casa Branca em 1970, durante o período mais divisivo e politicamente volátil da América do Século XX.

Veja Também!  Ficha Técnica | Cara x Cara - 1ª Temporada (Original Netflix)

Um deles é um exame de como o governo de Richard Nixon buscou ativamente a tal “Estratégia do Sul”. Era uma campanha política projetada para apelar à “maioria silenciosa”: pessoas socialmente conservadoras e trabalhadoras da América Central.

Remastered: Nixon e o Homem de Preto tem um formato de documentário familiar

Somos apresentados a como a América se tornou dividida durante o final dos anos 60 e início dos anos 70; e como a noção de patriotismo se tornou disputada. Os protestos e a desobediência civil eram vistos pelo presidente e sua equipe como uma ameaça à América, enquanto os que protestavam consideravam o próprio presidente a ameaça.

A segunda história que nos é contada durante Tricky Dick e o Homem de Preto é de Johnny Cash. Somos informados sobre seu histórico de crescimento pobre e trabalho em um campo de algodão. Também conhecemos sobre seu relacionamento difícil com seu pai. Relacionamento que está enraizado em uma tragédia familiar. O “acontecimento” fez com que o irmão mais novo de Cash morresse muito jovem.

Veja Também!  Resenha | Dezessete (Original Netflix)

O formato deste documentário é familiar, com muitas cabeças pensantes, tanto da família Cash quanto da administração Nixon. Ter relatos de testemunhas oculares de pessoas de ambos os lados do evento dá ao filme uma riqueza e autenticidade bem merecidas.

No final, o episódio não nos diz realmente por que o desempenho na Casa Branca foi significativo. Somente implica que a música de Cash possa ter influenciado a decisão de Nixon de invadir o Camboja. Mas isso parece altamente improvável.

Para os fãs de música country e do gênero, será de particular interesse assistir. Vale a pena o seu tempo de execução de 58 minutos.

No entanto, este documentário tem tantos tópicos que nunca são realmente explorados. Isso parece diminuir a expectativa para um clímax abaixo do esperado. Impede que Remastered: Nixon e o Homem de Preto se torne tão convincente quanto o assunto sugere que deveria ser.

Veja Também!  Ficha Técnica | Eli (Original Netflix)
 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.