No sexto volume de uma produção chamada ReMastered, que busca explicar crimes e atentados antigos, é destrinchado o massacre da Miami Showband, boyband irlandesa de sucesso nos anos 70, pela perspectiva de um de seus sobreviventes em especial.

A Irlanda do Norte passava por conflitos intensos com seu território vizinho, a Irlanda, principalmente nas questões política, sobre a emancipação do território sob governo do Reino Unido, e religiosa, que dividiu as posições ideológicas da nação entre os católicos e os protestantes. Descobertas chocantes sobre o papel do Estado nas atividades terroristas e ocultação de informações são reveladas.

Uma das utilidades de documentários como esse é a síntese de acontecimentos históricos e políticos de forma acessível como nunca antes. Pela produção de materiais do tipo, gerações que não viveram os conflitos de seus próprios países compreendem muitas vezes melhor do que em sala de aula como a história sobre a qual ele vive hoje foi construída.

Veja Também!  Resenha | Jogo Sujo (2014)

Mais ainda do que o conhecimento formal, é possível captar o sentimento das pessoas envolvidas, e isso traz um novo aspecto, o do aprendizado empático, aos fatos do passado. Diferente da impressão popular, de que casos como o do assassinato de três membros da banda mais famosa de toda a Irlanda (nortista e sulista) em 31 de julho de 1975 deveriam ser objetivos, a filmagem permite que a determinação e melancolia dos sobreviventes e envolvidos na investigação apareça nos relatos.

Mais de 30 anos depois da tragédia, Stephen Travers, o protagonista nos depoimentos, ex-membro da banda e sobrevivente, finalmente encontra as respostas de que precisava. E apesar da sensação de missão cumprida, as marcas permanecem, e a luta contra outras organizações e conluios que seguem os mesmos passos continuam.

Veja Também!  Resenha | No Good Nick - Parte 1 (Original Netflix)

Já assistiu ao filme? Deixe seu comentário!

 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.