A nova série japonesa da plataforma de streaming Netflix chegou para o catálogo nessa quinta-feira, dia 27, com uma temática muito interessante. A primeira temporada contém ao todo 9 episódios de, aproximadamente, 40 minutos cada e abrange, no primeiro momento, questões atuais e modernas sobre como números de seguidores influenciam na vida das pessoas e como a fama não garante uma vida não-solitária.

Assista ao Trailer!

Enredo

Followers, como também é conhecida, apresenta Limi Nara, uma famosa e bem sucedida fotógrafa. Ela é uma mulher que, mesmo trabalhando tirando fotos de modelos ou fotos para comerciais, ela também é alguém que faz parte de projetos importantes e é uma mulher que exala independência e faz o que quer. Mesmo com tudo isso, ela se sente solitária e, por isso, sonha em ser mãe mesmo estando solteira.

Em oposição, também nos é apresentado Natsume Hyakuta, uma jovem que sonha em ser atriz e em ser reconhecida. Ela encontra várias vezes com Limi ao longo da série: ela trabalha como garçonete em uma premiação em que Limi estava, cruza seus caminhos quando param para verem as árvores de flores de cerejeira e, o mais importante, quando Natsume precisa substituir uma modelo para um ensaio de Limi.

Limi, de primeira, se encanta com Natsume e posta uma foto do ensaio em seu Instagram, o que faz com que a outra garota, que sempre foi ignorada pela sociedade, fique famosa e com grande visibilidade da mídia.

A série traz, de início, a vida dessas duas mulheres, mas também foca na vida dos personagens ErikoAkane Yuruko, retratando questões sérias, tabus e sobre a indústria do entretenimento.

Elenco e Personagens

O seriado nos apresenta no elenco principal Miki Nakatani como a fotógrafa Limi NaraElaiza Ikeda como a atriz Natsume HyakutaMari Natsuki interpretando o papel da empresária ErikoYuka Itaya como a agente Akane e Nobuaki Kaneko como o assistente, e melhor amigo de Limi, Yuruko.

Todos os personagens são incrivelmente construídos de forma realística. Não são personagens dos quais estamos acostumados a vermos em outros dramas por aí. Eles demonstram a tristeza, a alegria, a vida, os desejos de uma forma totalmente pura e real.

Mesmo que o elenco e a história seja composto por homens e mulheres, a real intenção é apenas mostrar um enredo que dê voz e visibilidade para mulheres. Seguidores traz mulheres que só querem serem elas mesmas e que estão em busca o tempo todo do sucesso, do reconhecimento e da felicidade. Cada mulher tem sua história e um objetivo a alcançar.

Só nessa primeira temporada já foi possível acompanhar um grande desenvolvimento de cada personagem, até mesmo daqueles que não fazem parte do elenco principal. Eles passam por uma evolução quase que profunda sobre seus sentimentos e sobre situações de suas vidas e passam por uma jornada em busca de se entenderem e buscarem um lugar.

Direção e Fotografia

Mika Ninagawa é uma fotógrafa conhecida pelas suas lindas fotos de flores, peixes dourados e paisagens, o que com certeza já garante uma bela fotografia para a série.

Esse é seu primeiro trabalho como diretora de alguma produção desse porte e pode-se dizer que ela se saiu muito bem. Ela consegue encaixar técnicas de filmagens de acordo com cada personagem. Um exemplo é como quando Natsume está conversando com Hiraku sobre o diretor Quentin Tarantino e ali mesmo são empregados na cena características marcantes da direção de Tarantino como forma de deixar aquele momento mais divertido.

Muitas cenas também são feitas como se estivessem sendo gravadas com um celular, ás vezes como se o próprio personagem estivesse gravando, e há cenas em que conseguimos ver o personagem pela perspectiva de seu celular.

Além disso, como já é de se esperar, o trabalho com a fotografia é excelente. A história se passa em Tóquio e, do mesmo modo que a narrativa é moderna, ela também faz com que, quem assista, sinta que tudo ao redor também é. Ninagawa utiliza o tempo todos de luzes coloridas como forma para deixar Tóquio com um ar mais moderno e deixa com que a grande cidade não se torne apenas mais uma.

Cenografia e Figurinos

A diretora faz questão de mostrar os melhores lugares de Tóquio, tanto os lugares mais famosos de lá, quanto os lugares mais bonitos. Ela utiliza da cidade o tempo todo e a deixa com um toque mais glamouroso e a utiliza como uma forma de estética.

Os cenários estão sempre compostos de uma forma em conjunto de luzes de led coloridas, ou mostrando os detalhes das árvores de flores de cerejeira o tempo todo ou até mesmo usados para integrar uma determinada cena.

Já os figurinos acompanham muito bem esse ar de modernidade empregado o tempo inteiro. Quase que todos os personagens usam roupas extravagantes, muito coloridas, com cabelos coloridos e cortes diferentes.

Sobre a Temática da Série

Além de tudo que já foi exposto, é interessante comentar que é uma série que aborda muitas coisas importantes. Primeiro que a produção tenta quebrar grandes tabus que ainda existem na Ásia como é a sexualidade. O seriado não tem medo de mostrar e falar sobre a homossexualidade, de mostrar com leveza e naturalidade a vivência dos personagens que são gays, lésbicas e bissexuais, e, ainda por cima, também são mostrados modelos que fazem parte da comunidade Drag Queen.

Seguidores também fala sobre questões sérias como doenças e como superá-las e também sobre como o amor não tem limitação até para questões de idade e de classe social.

É uma série que critica fortemente a cultura da indústria, como fãs e seguidores desempenham grandes poderes em cima de outras pessoas. Como fãs e seguidores são capazes elevar alguém, mas também de destruir uma carreira em segundos. A obra critica fortemente uma cultura do entretenimento na Ásia que pode ser muito dura ás vezes.

Curiosidades

O grupo sul-coreano de K-Pop Monsta X aparece e é citado pelo menos em dois episódios da série. Além disso, é possível ver posteres do grupo em outras cenas.

O grupo também aparece interagindo com alguns dos personagens da trama. Então, se você é muito fã de Monsta X, fica aí a dica. É divertidíssimo vê-los.

A série chegou agora na Netflix e garante muito. Até o momento nada foi falado sobre uma segunda temporada, mas ficaremos no aguardo.

E aí? Assistiu? O que acha? Comente!



Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.