Lançado em 2019, Shanghai Fortress era a grande aposta do cinema chinês para bater de frente com os blockbusters ocidentais. Dirigido por Teng Huatao, o longa de ficção científica teve um alto orçamento e um elenco repleto de estrelas (incluindo Lu Han, ex-integrante do EXO), mas não foi o suficiente para ser um bom filme.

Enredo promissor

Resenha | Shanghai Fortress (2019)

Na história, alienígenas estão atacando a Terra em busca de fontes de energia. Para proteger a Terra, diversos países formam exércitos com o único objetivo de derrotarem os invasores. Entretanto, as fortalezas são constantemente atacadas e, após a queda de Nova York, Tóquio e Nova Déli, Xangai é a última esperança. Na China, Jiang Yang (Lu Han) junta-se às Forças Armadas para defender o mundo, lutando ao lado de Lin (Shu Qi), o amor de sua vida.

A ideia do filme era muito boa: seguindo os passos de grandes sucessos norte-americanos de ficção científica, criar uma distopia mundial com toda a ação centrada na China, quando a Fortaleza de Xangai é a única que continua em atividade e, consequentemente, a última esperança para a salvação do planeta e da humanidade. Entretanto, falha na entrega da premissa.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Supergirl online

Desenvolvimento medíocre

O filme é todo muito confuso. Com menos de duas horas de duração e muita coisa para contar, tudo acontece muito rápido e fica a sensação de que algo está faltando. Falha, principalmente, na construção do romance entre os protagonistas: enquanto distopias como Jogos Vorazes e Divergente conseguiram trabalhar ficção científica e romance ao mesmo tempo, este aqui deixa muito a desejar.

Os personagens são pouco cativantes, consequência de um roteiro mal estruturado. Entretanto, é visível que se não fosse pela falta de empenho, teria sido muito melhor. Os mais jovens são bem unidos, em uma amizade que poderia ter sido bem aproveitada, assim como o romance unilateral de Jiang por Lin, que depende das cenas pós-créditos para ganhar emoção.

Veja Também!  Resenha | Aggretsuko - 1ª temporada (Original Netflix)

A presença de Luhan no elenco é o grande atrativo do filme. Uma vez astro do K-POP, dedica-se agora à atuação e chama a atenção do público por onde quer que vá, mas não foi sua melhor performance. Seu trabalho em The Witness (2015) e 20 Once Again (2015) é muito superior. Comprova-se, portanto, que não é falta de carisma do ator, mas culpa de um enredo mal trabalhado que prejudicou sua performance.

Os efeitos visuais também são muito pobres, fazendo o público se questionar quanto ao rico orçamento de US$ 57 milhões. O CGI nunca foi o forte dos filmes chineses, mas este realmente deixa a desejar, principalmente no contexto de ser uma narrativa futurista de alta tecnologia.

Faltou tempero

Resenha | Shanghai Fortress (2019)

Tudo estava ali, prontinho para transformar Shanghai Fortress no filme do ano, mas faltou tempero. Faltou um “tchan” no desenvolvimento nos personagens, nas interações entre eles, na edição do filme. À vista disso, o resultado é superficial e decepcionante. Uma verdadeira perda para o cinema chinês, que ficou por um fio de conquistar o mercado internacional.

Veja Também!  Onde Assistir | Série Legends of Tomorrow online

A situação fica ainda mais difícil por ter sido lançado logo em seguida a The Wandering Earth (Terra à Deriva), outro filme chinês de ficção científica com alto orçamento, mas muito bem executado. As comparações são inevitáveis e nada favoráveis a Shanghai Fortress.

Baseado no livro de mesmo nome de Jiang Nan, tinha tudo para ser um filme excelente e fazer história, mas não foi dessa vez. Infelizmente, Shanghai Fortress não cumpriu nem com metade do prometido. O resultado do filme simplesmente não é bom. Poderia ter sido melhor, muito melhor.

A quem quiser ver mesmo assim, o filme está disponível na Netflix.

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.