Jessica Jung é uma popular cantora de K-POP, conhecida principalmente por ter integrado o grupo Girls’ Generation. Atualmente em carreira solo, a diva também é empresária, modelo, youtuber e, recentemente, deu início à carreira de escritora com o lançamento de Shine: Uma Chance de Brilhar, seu primeiro livro.

Resenha | Shine: Uma Chance de Brilhar – Livro de Jessica Jung

Ficha Técnica

  • Título: Shine: Uma Chance de Brilhar
  • Título original: Shine
  • Autores: Jessica Jung
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 368
  • Ano de lançamento: 2016
  • Onde comprar: Amazon

Enredo

A família de Rachel largou a vida nos Estados Unidos para que a jovem pudesse perseguir seu sonho na Coreia do Sul. Desde os 11 anos ela é uma trainee da DB Entertainment, a maior agência de K-POP do país, mas seu sonho de estrear em um grupo feminino parece cada vez mais longe.

Quando tudo parecia ir por água abaixo, a garota ganha a oportunidade de mostrar seus talentos em um dueto com o artista mais popular da empresa, Jason Lee, sem imaginar que viveria em um romance com ele. Presa em meio as regras anti-namoro da empresa e com as outras trainees no seu pé, a ascensão de Rachel não será fácil.

Shine não é um livro autobiográfico, embora a própria Jessica revele que se inspirou em alguns momentos e pessoas de sua vida para escrevê-lo. Como uma idol do K-POP, ela tem autoridade no que revela sobre os bastidores dessa indústria musical, incluindo as regras absurdas, abusos mentais, machismo e muita rivalidade.

O final é extremamente aberto, deixando margem para um já confirmado segundo livro, Bright, que terá seu lançamento em algum momento de 2021. A ansiedade para saber o que vem a seguir pode ser um ponto criativo para a obra, construindo uma hype e tensão como se fosse uma série da Netflix — aliás, uma adaptação em filme também está confirmada!

Personagens

Como uma obra do gênero Young Adult, o livro carrega esses temas com muita força, mostrando como cada uma dessas temáticas afeta a vida de suas personagens adolescentes que vivenciam suas primeiras experiências de passagem para a vida adulta.

As atitudes são, por vezes, muito mais bruscas do que o esperado para a faixa etária das protagonistas, em torno dos 16 ou 17 anos, assemelhando-se a narrativas de séries populares como Élite ou Gossip Girl, mas com aquele quê de Glee e Dream High pela musicalidade indiscutivelmente presente na obra.

Além dos dramas centrados no universo do K-POP, a protagonista, Rachel, ganha ainda uma outra camada de sua identidade a ser explorada como uma personagem coreana-americana: de ascendência coreana, a personagem, tal como sua autora, nasceu nos Estados Unidos.

Ela não se sente completa tanto na Coreia quanto nos Estados Unidos, sofrendo preconceito em ambos os países e se sentindo não-pertencente, sentimento que trará muitos ensinamentos ao leitor sobre se aceitar, se amar e abraçar a sua cultura — e também a respeitar as alheias.

A personagem Mina, que funciona como uma antagonista, pode até parecer bem caricata mas se revela bastante complexa ao decorrer do livro, sem spoilers! Também é interessante conhecer mais sobre Jason e suas motivações, mas quem rouba a cena é pequena Leah, irmã mais nova de Rachel e inspirada em Krystal, a irmã mais nova de Jessica e também idol.

Escrita da Autora

Resenha | Shine: Uma Chance de Brilhar – Livro de Jessica Jung

Mesmo sendo uma autora estreante, Jessica já mostrou grande habilidade para a escrita com Shine: Uma Chance de Brilhar. A escrita é bastante fluída e conta com um vocabulário bem atualizado em gírias e expressões típicas para a idade das personagens.

Quanto a sua identidade e de Rachel como coreanas-americanas, Jessica fez questão de inserir algumas palavras em coreano em seu livro como uma forma de estimular o leitor a aprender ao menos um pouco do idioma. Se você já consome K-POP e K-DRAMAS não encontrará muita dificuldade em traduzi-las por conta própria, mas nada que o Google também não seja capaz de resolver.

Enquanto aguardamos o lançamento de Bright, conta nos comentários o que você achou de Shine, o primeiro livro da Jessica Jung!


Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.