Sniper Americano é um drama biográfico lançado em 19 de fevereiro de 2015 (Brasil). A direção do filme é assinada por Clint Eastwood e o elenco é composto por Bradley Cooper, Sienna Miller, Luke Grimes, Jake McDorman, Cory Hardrict, Kevin Lacz, Navid Negahban, Keir O’Donnell, Kyle Gallner, Sam Jaeger, entre outros nomes.

Enredo de Sniper Americano

Sniper Americano conta a história de Chris Kyle (Bradley Cooper) que, cansado de tentar ser cowboy e com uma vontade gigantesca de ajudar e proteger o país depois de ver atentados terroristas contra ele, decide se alistar e entrar para a força de operações especiais da Marinha Americana, os SEALs. Lá ele cunha seu nome na história dos Estados Unidos.

O filme varia bastante de ritmo. Isso porque vai de bem lento a bem rápido. Mas, basicamente, a cadência varia de rápida na ação e lenta no drama, rápida enquanto a história se passa no Iraque e e lenta quando ela passa em solo Americano.

Elenco e Personagens

O filme, muito por ser um drama biográfico, foca no protagonista, que é de quem a história fala. Então, o filme se propõe a fazer um estudo de personagem, ou seja, a construção e o desenvolvimento vai focar todas as suas energias no protagonista. Portanto, não há muito o que falar sobre os outros personagens, mas há coisas no próprio protagonista que não são tão claras, como a motivação de ele entrar para os serviços militares, que não é tão bem construída. Isso porque ele vê uma notícia na TV e simplesmente toma a decisão. Se fosse um pouco mais estabelecido com algum diálogo ou algo assim, já que isso realmente pode ter ocorrido na vida real, teria sido melhor explicado.

As atuações são bem razoáveis, mas há um destaque, Bradley Cooper, que consegue representar muito bem um homem que faria e faz de tudo pelo amor que possui pelo seu país.

Direção e Fotografia de Sniper Americano

A direção tenta criar uma imersão e convida o público para participar daqueles tiroteios, treinamento, etc, usando a câmera mais próxima do ator para trazer uma angustia e sufocamento para o público e usando a câmera sem apoio ou estabilização. Logo, ela treme a cada explosão, tiro, etc, além de uma montagem com cortes rápidos, que ditam o ritmo da cena. Tudo isso com a finalidade de imergir o público naquela situação, imersão que é bem feita, mas não chega a ser tão boa quanto em Dunkirk, ou a primeira meia hora de O Resgate do Soldado Ryan, porém não é um desastre total.

A fotografia, que foca em cores mais frias, traz um tom árido e seco, com o cinza presente na coloração e que traz também um tom mais dramático.

Cenografia e Figurinos

Os cenários são até que interessantes e trazem, por exemplo, bases militares, as cidades do Iraque, carros fortemente armados, sem contar nas armas usadas pelos personagens e figurantes, o mesmo ocorre com as roupas, que trazem o uniforme camuflado dos militares, por exemplo.

E você, o que achou do filme? Conta pra gente nos comentários.

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.