Sonhadores é uma minissérie baiana filmada em 2018 que estreou pela Amazon Prime Video no último domingo (05). Brunno Pastori, o finalista do The Voice Kids 2017, protagoniza a trama como Rafa Tavares durante os 8 episódios. Confira agora a resenha da série.

Enredo

A produção brasileira que acaba de chegar ao catálogo da Amazon Prime conta a história de um garoto de 14 anos, que mora em Salvador e precisa lidar com a adolescência em meio à separação dos pais e de desafios para construir sua própria identidade. Sonhadores foca exatamente em sua personalidade artística e sonhadora, assim como sua alma apaixonada por Rock and roll.

A minissérie aproveita bastante o espaço que tem para retratar a diversidade: o protagonista Rafa é baiano, afeminado e introvertido. Sua família é uma combinação complicada entre um artista sem trabalho e uma dona de casa pé no chão. O garoto é bolsista em uma escola e sofre bullying. Todos esses detalhes conferem à história uma proximidade com a vida real, de forma que mesmo em pouco tempo, Sonhadores parece já fazer parte de uma memória adolescente que todos têm.

Veja Também!  Resenha | Ninguém Mandou - 1ª Temporada (Netflix)

O formato em que é apresentado, no entanto, não permite à série ter muita profundidade, e talvez essa nem seja a intenção de Julia Ribeiro, a diretora e roteirista. A história de Sonhadores é narrada como um diário, com os dilemas reais de um garoto em desenvolvimento mas com a naturalidade da adolescência. O fragmento da vida de Rafa exposto ali é apresentado em 8 episódios de aproximadamente 20 minutos cada.

Elenco e Personagens

Brunno Pastori interpreta o protagonista Rafa de forma assertiva. O ator consegue expressar toda a carga emocional que Rafa carrega sem perder a característica introvertida e acanhada do personagem.

No elenco também aparecem Fernando Alves Pinto, como Miguel, o pai de Rafa, e Aicha Marques no papel da mãe, Ângela.

Veja Também!  Ficha Técnica | Upload - 1ª Temporada (Original Prime Video)

Direção e Fotografia

Julia Ribeiro é responsável pela direção e pelo roteiro de Sonhadores, além de também atuar na série de comédia descrita como autobiográfica. A fotografia da minissérie é muito bem trabalhada, principalmente levando em conta as cenas solo de Rafa, em que monólogos e expressões emocionais são retratadas unindo atuação e edição da imagens.

Cenografia e Figurinos

Filmada totalmente em Salvador, Sonhadores passa por lugares comuns como botecos, pensões e escolas, além de ter cenários internos interessantes. A casa de Rafa e seu quarto, por exemplo, estão cobertos por pôsteres e cartazes de diversas bandas, além de sua arte em forma de desenhos, muitas vezes abstratos.

O figurino com mais destaque com certeza é o de Rafa, chamando atenção por sua autenticidade visual e estilo andrógino, além de elementos característicos de identificação com o Rock.

Veja Também!  Ficha Técnica | Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy x Reverendo - 1ª Temporada (Original Netflix)

E aí, o que achou de Sonhadores? Deixe sua opinião nos comentários!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.