Soul é a mais nova animação da Pixar e está sendo considerada uma das melhores do ano. Disponível na Disney+, ela conta com uma duração de 1h40. Você pode conferir aqui a ficha técnica.

Enredo de Soul

Apesar de animações serem geralmente voltadas a crianças, esta aqui é apara adultos. Ela acompanha Joe (Jamie Foxx), um professor de música que acredita ter perdido a chance de tocar jazz profissionalmente, o que era seu sonho. E, por estar com seus quarenta e poucos anos, acaba entrando naquela crise da idade sobre não ter conquistado o que realmente queria.

E é aí que a história realmente começa. Correndo atrás desse sonho, ele consegue a oportunidade de uma audição, mas cai em um bueiro e acaba no Além. Só que ele acredita que não está pronto para fazer a passagem, então foge e acaba no pré-vida. Nesse local, as almas se preparam para começar a vida. Então, ele se disfarça de mentor e passa a cuidar da Alma 22 (Tina Fey). Ambos fecham um acordo, se ele ajuda-la a achar um sentido na vida, ela vai lhe dar o passe de vida na Terra enquanto ela ficará no Além.

Apesar da temática mais metafísica, a animação não adentra em nenhuma religião específica e caberá a cada um acreditar no que achar conveniente. Mas ela fala de uma forma muito delicada sobre o sentido da vida, sobre experimentar em totalidade o tempo que temos aqui. E como uma animação da Pixar com uma temática tão reflexiva como essa, não tinha como esperar menos. O filme realmente é uma obra de arte que merece estar na lista de todos.

Elenco e personagens

O filme é literalmente o encontro de duas almas. Uma tentando convencer a outra sobre seus pontos de vista. E a reflexão que a obra traz é: a vida vale a pena ser vivida sem um sonho? Sem correr atrás dele? E Joe está exatamente nessa posição de questionamento quando encontra 22, que pelo contrário, não vê sentindo nenhum em desperdiçar tempo com uma vida.

A dublagem também trabalha muito bem. Colocando mais do que força e expressão nos personagens animados.

Direção e técnicas de animação

Por fim, a direção e as técnicas de animação funcionam melhor nos momentos em que o filme está na Terra. Isso porque os detalhes, texturas, cores e iluminação ficam próximos da realidade apesar de a técnica de traço ser algo bem cartoon. Nos momentos no Além, fica tudo bem irreal e isso faz com que seja preciso pegar mais na carga dramática para compensar a falta de conexão visual e sensorial.

Enfim, o que você achou de Soul? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.