Lançado em 1995 pelo Studio Ghibli, o filme Sussurros do Coração (耳をすませば, Mimi Wo Sumaseba) é uma popular animação japonesa de romance, con direção de Yoshifumi Kondo e roteiro assinado pelo mestre Hayao Miyazaki.

Confira o trailer logo abaixo:

Enredo

Baseado no mangá homônimo de Aoi Hiragi, a história acompanha Shizuku, uma estudante que adora escrever, mas ainda é muito insegura de seus talentos. A jovem estabelece a meta de ler 20 livros durante as férias, mas acaba se deparando com um curioso fato: todos aqueles que pegou na biblioteca já foram lidos por Seiji Amasawa, um rapaz que ela desconhece, mas já começa a mexer com seus sentimentos.

Dos gêneros “coming-of-age” e “slice-of-life”, passa por uma representação mais realista e menos fantasiosa, seguindo o dia a dia, o desenvolvimento e o amadurecimento de sua protagonista, que começa a viver suas primeiras experiências românticas e, também, a se preocupar com seu futuro profissional.

Passando por temas importantes para a juventude, é um filme que pode ser muito apreciado não só por aqueles que estão passando por essa fase da vida humana, que poderão retirar grandes lições sobre “tudo ter a sua hora para acontecer”, como para os mais velhos, que graças a força e sensibilidade de Shizuku poderão relembrar com nostalgia os anos que já se passaram.

Veja Também!  Legends of Tomorrow | Quando a 6ª Temporada chega na Netflix?

Personagens e Dubladores

É em Shizuku que está concentrada toda a graça (de graciosidade, não humor) do roteiro do filme: sem ela, sua doçura e seu amor pela literatura e escrita, Sussurros do Coração não seria nada. Mas outro personagem se faz muito importante pra que ela passe por todas as maturações necessárias: Seiji Amasawa, apaixonado pela arte de construir violinos.

Inicialmente objeto de sua curiosidade, não demora a se tornar também seu interesse romântico, embora a própria protagonista possa demorar um pouco mais para perceber isso do que o público, onisciente pela visão ampla que o cinema (ou o streaming, no caso) vem a nos oferecer.

O filme está na Netflix Brasil, mas infelizmente não conta com dublagem em português: além do áudio original em japonês, com vozes de , pode ser conferido em alemão, italiano, espanhol e francês.

Veja Também!  Resenha | O Farol (2019)

Direção e Técnicas de Animação

Sussurros do Coração foi o primeiro lançamento cinematográfico do Studio Ghibli a não ser dirigido por Hayao Miyazaki ou Isao Takahata, que normalmente assumem essa posição. Kondo, entretanto, já havia desenvolvido funções diversas em outros projetos do estúdio, como Túmulo dos Vagalumes (1988) e O Serviço de Entregas da Kiki (1989).

O projeto foi um sucesso tão grande que garantiu um spin-off, O Reino dos Gatos (2002), que foca no personagem Barão, apresentado em Sussurros do Coração como um boneco de gato que cativa a atenção de Shizuku a ponto de transformá-lo no herói de seu primeiro conto. Muta, o gato gordo que é seguido pela protagonista, também retorna para o subproduto.

Resenha | Sussurros do Coração (1995)

E não acaba por aqui: foi anunciado há poucos meses que o Studio Ghibli está produzindo uma sequência em live-action do filme, com Nana Seino e Tori Matsuzaka nos papéis principais, se reencontrando dez anos após os acontecimentos da animação de 1995. A estreia era originalmente prevista para 2020, mas não se sabe como ficará conforme a situação do coronavírus ainda parece longe de ser resolvida, mantendo cinemas fechados a fim de evitar aglomerações urbanas.

Veja Também!  Supergirl | Quando a 6ª Temporada chega na Netflix?

O live-action, entretanto, nos privará das lindíssimas técnicas de animação adotadas pelo Studio Ghibli, que sempre preza pela qualidade visual como um complemento a suas histórias, tornando as narrativas belas não só em conteúdo, mas em representação. Sussurros do Coração é uma dessas grandes beldades, com cenários caprichados que nos apresentam às paisagens de Tóquio pelos olhos ilustradores e animadores.

Sussurros do Coração (1995)

E você, já viu Sussurros do Coração? O que achou do filme?

Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.