Te Quiero, Imbécil é uma comédia espanhola que teve sua estreia na plataforma de streaming Netflix dia 15, sexta-feira. O longa usa a comédia para retratar a vida de um homem recém-separado e que agora está disposto a se portar como um homem do século XXI e deixar o seu “eu” do passado para trás.

Confira o Trailer

Sobre o Enredo

Marcos é um homem comum e apaixonado por sua namorada Ana. Após um jantar com direito a pedido de casamento, Ana o recusa e pede para que o casal se dê um tempo. Não satisfeito com como sua situação estava, a vida acabou lhe dando mais outra rasteira, deixando Marcos também desempregado.

Ele tinha 35 anos, desamparado, agora morando com os pais novamente e sem a namorada. Desse jeito, ele só se vê com uma única solução: se reinventar para colocar sua vida profissional e pessoal de volta aos eixos. Ele tem bastante ajuda de seu amigo Diego que o apresenta ao mundo dos aplicativos de relacionamento e é quem serve de modelo para Marcos como alguém bem-sucedido na vida amorosa.

Vendo que nada está surtindo efeito, Marcos começa a praticar exercícios físicos, muda de visual, começa a se cuidar mais e eventualmente acessa a dicas de um guru na internet em como se portar como um homem do século XXI. Durante todo esse processo, ele cruza caminhos com uma colega da época da escola, com quem cria uma grande amizade e grandes laços.

Elenco e Personagens

Sobre os personagens principais, Quim Gutiérrez é o ator que encena o personagem principal Marcos. Ele é um típico homem que não tinha nenhuma perspectiva de vida depois da separação e do desemprego, mas que consegue mudar para melhor a medida que ele vai se moldando ao que seria o “homem desse século”. O personagem cresce no sentido de que ele vai encontrando valor nele mesmo, vendo que não precisava ficar apegado às coisas do passado, a medida que ele vai entendendo que também precisa se cuidar mais e seguir aquilo que ele acha melhor e não o que os outros falam.

Além de trazer todo o humor para a história é como se ele fosse o oposto de seu amigo Diego (encenado pelo ator Alfonso Bassave) que é a personificação da grande maioria dos homens ainda: com resquícios de machismo, sexismo e homofobia. É como se os dois fossem necessários para abordar os dois tipos de homens que há em nossa sociedade.

Natalia Tena encena a personagem Raquel. Mesmo ela fazendo parte dos personagens principais, ela ao mesmo tempo não tem tanto peso na história assim. Na real, todas as mulheres desse filme não têm um peso e uma voz, é como se a intenção do filme fosse dar uma mensagem apenas para os homens e com visibilidade apenas para eles. Ela está na história apenas como um apoio para Marcos e um impulso para sua mudança.

Direção e Fotografia

A direção responsável pelo longa-metragem foi comandada pela diretora Laura Mañá. Algo extremamente interessante no filme é como a câmera é trabalhada. Muitas das cenas o personagem principal parava de fazer tudo o que estava fazendo no momento para olhar diretamente para a câmera e falar algo. É como se ele estivesse conversando com o espectador.

Essa é uma técnica em que a quarta parede é quebrada. Marcos quebra essa ilusão que nos separa do filme para falar diretamente com quem está assistindo e expressar seus sentimentos ou pensamentos do momento.

Cenografia e Figurinos

A cenografia deixa a desejar, nada muito marcante nesse sentido, parece um filme  um pouco despreocupado com esse lado. É um longa mais voltado a querer focar apenas nos personagens e as coisas que giram em torno deles.

Os figurinos são fundamentais para mostrar a personalidade de cada um. Raquel é uma mulher que usa roupas despojadas e é totalmente despreocupada com as coisas da vida e uma mulher livre e forte. Marcos, no começo do filme, é totalmente desleixado com sua aparência e roupas um tanto quanto adolescentes, ao longo da história em que ele vai mudando, suas roupas mudam também para algo mais sério e cabível para sua idade.

A intenção do longa-metragem é ser totalmente cômico e sem compromisso com nada. É um tanto quanto clichê e suas mensagens não são totalmente explícitas, deixando o filme bem mais leve.


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.