A primeira temporada da série Tempos de Guerra foi produzida em 2017. Ela está disponível na plataforma da Netflix e possui uma classificação indicativa de 16 anos.

Sobre o Enredo

A trama da série se inicia em julho de 1921. O governo espanhol tenta manter o controle no Norte da África, na área chamada Rife, uma região montanhosa do Marrocos na fronteira com a Argélia, povoada por indivíduos que procuram resistir ao domínio do protetorado ibérico sobre a área.

O exército de Madrid sofre uma grande derrota em Annual nas mãos dos rebeldes liderados por Abd el-Krim. Existem milhares de vítimas espanholas e, nos centros médicos e hospitais de campanha da região, o único objetivo é tentar salvar os soldados feridos.

A rainha da Espanha Victoria Eugenie de Battenberg decide enviar um grupo de enfermeiras, por meio da Cruz Vermelha Espanhola, liderada pela Duquesa de Victoria (Alicia Borrachero), sua dama de companhia e também uma grande amiga, para ajudar os hospitais das áreas em conflito.

Enquanto a guerra continua, são os sentimentos, o amor e a amizade que mantêm viva a esperança dos soldados, médicos e enfermeiras

No meio da guerra, o amor vai se aflorar entre algumas das enfermeiras voluntárias e os soldados.

Isso acontece entre Pilar (Verónica Sánchez) e Luis (Cristóbal Suárez), casado e à espera de um filho, entre Magdalena (Anna Moliner) e Larbi (Daniel Lundh).

Ocorre também entre Fidel (Álex García Fernández) e Julia (Amaia Salamanca), que deverão fazer escolhas difíceis para viver sua história de amor. Julia também está em um busca de um irmão que não vê há muito tempo.

O roteiro da primeira temporada de Tempos de Guerra é emocionante. Os diálogos entre os soldados feridos e quase à beira da morte com as enfermeiras voluntárias mostram como o amor e a esperança podem sobreviver em meio ao caos.

Elenco e Personagens

Os personagens são a base da primeira temporada de Tempos de Guerra. Eles são o foco da narrativa e também aquilo que atribui emoção à ela.

Foram construídos com uma grande densidade psicológica, buscando causar reflexões nos seus espectadores sobre o que é viver em um período de guerra e como lidar com os seus sentimentos em um campo de batalha.

Pilar, Magdalena e Julia são as três principais enfermeiras voluntárias da série, visto que recebem um destaque maior graças às suas histórias de amor.

Elas são interpretadas, respectivamente, por Verónica Sánchez, Anna Moliner e Amaia Salamanca. Julia, mesmo sem formação na área, enfrentou tudo e todos para encontrar seu irmão, que estava lutando e seu noivo.

Junto a elas, o público também irá perceber o destaque dado a alguns soldados e membros do exército específicos. São eles: Luis, Larbi e Fidel.

Cristóbal Suárez, Daniel Lundh e Álex García Fernández são aqueles que interpretam os três personagens. Entre eles, Larbi é o que mais se destaca, visto a sua determinação e coragem para enfrentar todas as adversidades e conseguir conquistar o amor de Magdalena.

Direção e Fotografia

A direção e a criação da série ficaram a cargo de Ramón Campos e Gema R. Neira em conjunto com a Netflix Espanha. Os dois diretores optam por trabalhar com a câmera de forma a criar uma narrativa muito envolvente e emocionante.

As cenas mais significativas possuem cortes que focam na expressão dos personagens. Mas, sobretudo, a câmera é posicionada em um ângulo que visa focar no olhar dos soldados, que buscam uma esperança no amor das moças enfermeiras.

A fotografia trabalha em conjunto com a direção para criar esse clima de emoções em meio a uma guerra. A iluminação é usada de maneira moderada, mesmo nas cenas em áreas abertas.

A paleta cromática possui muitos tons amarelados, típico de filmes de época. Muitos efeitos especiais são utilizados para criar as cenas das batalhas entre o exército espanhol e aquele liderado por Abd el-Krim.

Cenografia e Figurinos

O primeiro episódio da série mostra as enfermeiras saindo da Espanha e se dirigindo em direção ao Marrocos, no continente africano.

A partir daí, a cenografia vai trabalhar com a região do Rife, quase na fronteira com a Argélia, para criar os seus cenários.

O público vai se deparar com muitos cenários de batalhas a seu aberto nessa região árida e seca. O hospital onde as enfermeiras trabalham e têm a missão de salvar a vida dos seus soldados também é um cenário muito importante e recorrente.

As enfermeiras se vestem, em parte significante dos episódios da primeira temporada, com as suas roupas de trabalho, típicas da área da saúde.

Quando não estão no hospital, elas possuem vestes convencionais de uma mulher nos anos 20. 

Claro, a cruz vermelha no braço dos figurinos dessas enfermeiras também é um destaque.

Os figurinos dos soldados e oficiais de patentes mais altas são, também na maior parte da série, os seus uniformes oficiais do exército espanhol.

E você, o que achou da primeira temporada de Tempos de Guerra? Conte pra gente!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.