Terra Nova foi uma série de ficção científica da FOX que teve apenas uma temporada lançada em 2011. A série foi cancelada na época por conta de orçamento e nunca houve nenhuma outra empresa que quisesse salva-la. Você pode conferir aqui o motivo do cancelamento.

Enredo de Terra Nova

A série conta a história da família Shannon. Em um mundo pouco mais de 100 anos depois do ano em que estamos hoje, os seres humanos conseguiram poluir e consumir tanto do planeta que precisaram desenvolver uma forma de se salvar. A solução foi um pouco incomum em comparação com todas as outras obras que tratam do mesmo assunto. Isso porque ao invés de encontrar outro planeta habitável, em Terra Nova, os humanos constroem uma forma de voltar no tempo para a época dos dinossauros e então reutilizarem o mesmo planeta. Dessa forma, erros do passado seriam corrigidos e a humanidade poderia se dar uma segunda chance.

Nossa família aqui junta-se à décima levada de colonos que serão enviados para o passado. E, na verdade, é mais como uma fuga uma vez que o patriarca da família, Jim (Jason O’Mara), ex-policial, estava preso por agredir um oficial e por ter tido um terceiro filho, o que seria proibido. Já na colônia, a série acompanha as aventuras da família e os problemas que surgem dentro da nova organização de comunidade, dentre eles, corrupção.

A série teve somente 13 episódios, mas foi tão bem feita, escrita e construída que até hoje ainda é relevante. Apesar disso, algumas partes do drama colocadas na série eram um pouco arrastadas e afetavam o ritmo dela, mas nada que não dê para passar por cima.

Elenco e Personagens

A série traz alguns conflitos familiares. Jim é um pai muito dedicado a família, mas ainda muito desconfiado do novo ambiente. Já Elizabeth (Shelley Conn) é uma cirurgiã de muito renome e que está apostando suas fichas num recomeço para sua família no novo mundo, ela é o elo mais otimista da relação. E, em paralelo, temos os dois filhos adolescentes e a menina de cinco anos.

Josh (Landon Liboiron) ainda está muito relutante com toda a ideia de ir para a Terra Nova e deixar sua vida para trás. Já Maddy (Naomi Scott) e Zoe (Alana Mansour) são as mais animadas com o novo local e as novas possibilidades.

Enfim, é uma dinâmica familiar bem fácil e previsível de ser vista em uma obra com tal premissa, assim como vemos em Perdidos No Espaço por exemplo. E todos os atores conseguiram trazer uma ótima construção de seus personagens, por mais que não tenha tido um aprofundamento maior deles por falta de tempo para tal.

Direção e Fotografia de Terra Nova

A direção pecou um pouco com os efeitos especiais. Mas, se pararmos para pensar, em 2011, os títulos de ficção científica não tinham lá muita preocupação com a questão dos efeitos especiais. Então, sim, você vai ver dinossauros claramente feitos de um CGI não dos melhores e outros efeitos nada naturais.

A fotografia é bem clara e vibrante, acredito que para dar a sensação no público de que é um local com melhor ar, melhor terra e vegetação, assim como isso é percebido pelos personagens.

Cenografia e Figurinos

A cenografia em sua maioria se passa em um contraste da floresta com a colônia extremamente tecnológica montada. Já os figurinos são bem simples, a grande maioria uniformes militares, e a outra parcela sendo peças mais simples.

E então, o que você achou de Terra Nova? Queria uma nova temporada? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.