Lançado em 2020, o filme polonês Todos os Meus Amigos Estão Mortos (Wszyscy moi przyjaciele nie żyją) chegou recentemente como um Original Netflix à plataforma de streaming e está dando o que falar.

Confira o trailer logo abaixo:

Sobre o Enredo

A trama acompanha a festa de Réveillon de um grupo de amigos, regada a muita pegação, drogas e brigas, enredo digno de um bom besteirol, mas com um desenrolar bastante confuso ao dar um toque de ficção científica, introduzindo universos paralelos, e até mesmo de terror trash, com mortes mais cômicas do que trágicas.

O filme coloca o espectador ao lado de dois detetives que tentam desvendar como se deu um massacre que tirou a vida de diversos jovens em uma festa de ano novo, mas o foco acaba sendo a diversão e intrigas desse grupo encrenqueiro e como uma sucessão de eventos infelizes pode levar ao fiasco total – e muito sangue.

Tal mistura até pode funcionar como entretenimento e o público achou o filme engraçado, mas o conjunto da obra não é tecnicamente tão bom assim — na verdade, sua execução é bem podre.

Elenco e Personagens

Os personagens são bem quadrados e mal articulados, completamente estereotipados e sem grande desenvolvimento. O elenco não é tão bom, mas soa até errado tentar julgá-los com base em uma performance que funcionaria se o filme não passasse de uma tentativa de divertir o público com um besteirol, mas este tinha intenções maiores que não foram bem desenvolvidas.

Para quem não está acostumado com o polonês, a versão dublada em português está disponível e é muito boa, conseguindo adaptar bem as piadas ao nosso humor e vocabulário cotidiano, mas sem soar estranho ou off demais.

Direção e Fotografia

Todos os Meus Amigos Estão Mortos é dirigido por Jan Belcl, e sua fotografia e cenografia é, provavelmente, a melhor (ou única boa) parte do filme. Algumas cenas podem até parecer forçadas, mas a brincadeira com a baixa iluminação de uma festa noturna e pequenas luzes coloridas deixam a ambientação muito bonita.

Jan Belcl trabalha muito bem com a câmera em mãos e se mostrou um diretor competente, embora, talvez, com um pouco de narcisismo: toda essa mistura de gêneros é muito pretensiosa para ele, ainda iniciante no ramo, e sua inexperiência em lidar com tantas camadas fica clara a quem assiste.

Cenografia e Figurinos

A organização da casa em que acontece a festa, grande cenário de Todos os Meus Amigos Estão Mortos, é incrível. De fato quem trabalhou com a cenografia legou a sério o tema do filme, ainda que pareça um tanto clichê de tão realista.

Os figurinos passam pela mesma camada: não há nada muito inovador, apenas jovens sendo jovens e usando roupas que jovens usariam. Simples, claro, objetivo, eficaz. Mas nada que mereça aplausos, tal como o filme: divertidinho, mas não vale tudo isso.

Resenha | Todos os Meus Amigos Estão Mortos (Original Netflix)

E você, o que achou de Todos os Meus Amigos Estão Mortos? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.