Trama Macabra (Family Plot, no original) é o último filme produzido pelo grande diretor Alfred Hitchcock em 1976. O longa tem 2 horas de duração e classificação indicativa de 14 anos.

Sobre o Enredo

Trama Macabra é um suspense diluído em uma espécie de comédia.

Uma senhora idosa e rica (Cathleen Nesbitt) pede ajuda para a jovem medium Blanche Tyler (Barbara Harris), prometendo a essa dez mil dólares se encontrar um sobrinho ilegítimo abandonado quarenta anos antes por medo de um escândalo e para quem, agora arrependida, pretende deixar toda a sua riqueza. Ajudada por George (Bruce Dern), o homem com quem ela mora e que, tendo falhado como ator, é motorista de táxi, Blanche procura o desaparecido e finalmente o encontra sob o disfarce de Arthur Adamson, joalheiro. A partir daí, a trama se desenvolve de uma maneira intrigante mas também muito engraçada em determinados momentos.

Elenco e Personagens

Em todos os seus filmes, Hitchcock sabe escolher muito bem os seus atores.

Em Trama Macabra, Barbara Harris atua de maneira espetacular e se adapta muito bem ao papel. Desde sua primeira aparição, Harris diverte os espectadores com sua personagem.

Bruce Dern também torna a trama mais divertida e, ao mesmo tempo, surpreendente com a sua atuação. Os seus diálogos com Barbara, onde ele é acusado de não conseguir satisfazer as exigências da mulher, são realmente divertidos e muito bem construídos.

Direção e Fotografia

Baseado no romance de Victor Canning, o filme consegue ser uma farsa hilária e um suspense ao mesmo tempo. Antes de tudo, porque Hitchcock é sempre Hitchcock, muito conhecido por sua construção meticulosa, cuidados técnicos e atenção aos detalhes. Os elementos do universo hitchcockiano estão presentes: morte, coincidências, tema do duplo, disfarces, obsessão com comida e religião.

Além disso, a fotografia também não deixa a desejar. Em Hitchcock, ela é sempre utilizada para criar incríveis cenários de suspense, onde a câmera está sempre no lugar certo, estudada em detalhes e capaz de dar sentido à composição geral

Como na maioria dos filmes desse diretor, a cena final do filme é surpreendente.

Cenografia e Figurinos

Os cenários oscilam entre os dois casais protagonistas. Um dos casais vive em ambientes mais pobres e menos abastados, enquanto o outro possui uma joalheria e busca sempre mais riqueza.

Os figurinos são criados para esse mesmo propósito: criar dois casais completamente opostos mas cujos caminhos se interligam o tempo inteiro, até o surpreendente final.

Gostou do filme? Deixe seu comentário!

 

 


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.