Tropa de Elite foi lançado em 2007 com 118 minuto de duração, um longa metragem policial que tem a direção de José Padilha e foi distribuído pela Universal Pictures do Brasil com a classificação indicativa para maiores de 16 anos.

Sobre o Enredo

O filme se passa em 1997 e foca no lado da polícia na batalha contra o tráfico. É mostrada a história do capitão das forças especiais da polícia militar no Rio de Janeiro (BOPE), Capitão Nascimento (Wagner Moura), e seu drama para encontrar um substituto ao nível para seu posto junto com os problemas pessoais em casa.

Em conjunto é mostrado também a história de dois amigos de infância André Mathias (André Ramiro) e Neto (Caio Junqueira), que entram para a polícia com o coração puro, desejando justiça e mudar a corrupção dentro do batalhão que atuam.

Elenco e Personagens

O elenco é riquíssimo com grandes nomes como Wagner Moura, Fábio Lago, Fernanda Machado, André Ramiro e Caio Junqueira. Além que até mesmo os personagens secundários são todos com rostos que conhecemos bem como Fernanda de Freitas, Paulo Vilela e Milhem Cortaz, deixando a atuação marcante de todos personagens que são apresentados.

A trama segue um ritmo frenético o que exige dos personagens uma certa intensidade para não deixar o desenrolar entediante, e isso é muito bem feito por todos, passando bem a imagem que cada papel necessita, como por exemplo a postura séria e impiedosa do temido Capitão Nascimento.

Direção e Fotografia

O filme foi bem dirigido, tendo bastante planos mais fechados o que ajudou muito a causar mais sentimentos em cenas mais agressivas e sérias, além dos movimentos de câmera em cenas de adrenalina que passam a emoção que os personagens estão sentindo no momento.

Grande parte das cenas ao longo do filme são a noite, o que pode causar um certo incômodo ao espectador pois em alguns momentos a iluminação fica baixa e quase não pode se enxergar, mas dependendo do ponto de vista isso deixa ainda mais interessante os acontecimentos do filme. 

Cenografia e Figurinos

O filme alterna entre cenas na favela, onde a polícia agia, e a delegacia, tendo poucas cenas em outros locais, como na casa do capitão e na faculdade de Mathias. Não é muito o foco do filme a cenografia, não sendo tão explorado assim os ambientes, mostrando mais o necessário e quando algo ocorre, mas não deixa de ser bem agradável e realista.

Os figurinos são a essência dos personagens, dando mais força e ideia de poder a quem usa, como os uniformes pretos do BOPE que deixa ainda mais sério o cargo dos mesmos , principalmente quando postos lado a lado a seus interiores ou até mesmo aos bandidos. O restante das roupas são simples e não teve muito uma escolha específica para a época em que se passa.

Sobre a Temática do Filme

Um filme brasileiro que mostra o lado da polícia, sem esconder a luta interna entre os policiais corruptos e os que procuram pela justiça do jeito certo e também a luta externa dos mesmos, contra o tráfico e uso ilegal de armamento enquanto precisam equilibrar tudo isso com a vida pessoal e os efeitos dessa vida arriscada na rotina de cada um. É uma produção que faz muitas críticas ao crime organizado, polícia corrupta, tráfico e a relação de hierarquia no mundo enquanto conta suas próprias histórias.

Trilha Sonora

Com músicas autorais para o filme que fizeram muito sucesso como a da banda Tihuana, deixam claro o clima pesado e agitado que vai ter a todo momento no filme, dando ainda mais êxtase a quem assiste. Além das músicas escolhidas para ilustrar com suas letras cheias de mensagens e que se encaixam bem a realidade dentro do longa como as das duplas Mc Júnior e Mc Leonardo e Cidinho & Doca

Efeitos Especiais

Como um filme agressivo e violento, o que não falta é sangue, corpos mortos e tiroteios. No longa, grande maioria dessas cenas não são censuradas, mostrando a nudez da violência para quem assiste e isso com certeza é um ponto positivo para um filme nessa temática pois causa ainda mais emoção em que assiste.

O que achou do filme Tropa de Elite? Conta pra gente!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.