Tubarão é um filme de grande sucesso produzido por Steven Spielberg em 1975. Com 130 minutos de duração, o longa, que foi classificado como thriller/terror, recebeu diversos prêmios, inclusive o Oscar de melhor trilha sonora. 

Sobre o Enredo 

O filme Tubarão se baseia no romance homônimo de Peter Benchley. 

Na ilha de Atomy, uma jovem turista é brutalmente morta por um tubarão. O chefe de polícia Brody (Roy Scheider) gostaria de fechar as praias, mas o prefeito, preocupado com o pânico que poderia desencorajar o turismo nos dias que antecedem o Dia da Independência, dias com grande fluxo de turistas, decide silenciar as coisas. 

No entanto, quando até uma criança acaba na boca do tubarão, a situação se torna uma calamidade e atrai a atenção de jornalistas e espectadores de todos os cantos do país.

Com a ajuda (e o barco) do caçador de tubarões Quint (Robert Shawe do jovem biólogo marinho Matt Hooper (Richard Dreyfuss), Brody terá que navegar em alto-mar para eliminar definitivamente a ameaça. 

Elenco e Personagens 

O filme possui uma trama que foca na luta entre homem e animal por um espaço da natureza e, sendo assim, seu foco não é, obviamente, a densidade e a construção profunda dos personagens.  

Porém, mesmo assim, o excelente elenco consegue criar um verdadeiro suspense hitchcockiano, que prende o seu público até o último segundo. 

Os seus três protagonistas (Scheider, Shaw e Dreyfuss) interpretam muito bem os seus papeis na luta contra a fera em questão, garantindo um suspense interessante e que não se torna cansativo em nenhum ponto.

Direção e Fotografia 

Steven Spielberg é conhecido por ser um grande diretor. E aqui não é diferente. 

Um jovem Spielberg é capaz de utilizar a câmera, a trilha sonora e os efeitos especiais a seu favor, construindo um verdadeiro terror, que entrará para a história do cinema como um clássico. 

Nesse sentido, a fotografia é uma importante ferramenta da direção. A câmera acompanha cada movimento meticuloso do tubarão e dos que tentam capturar a fera, produzindo o aspecto angustiante e assustador do filme.  

Cenografia e Figurinos

O principal cenário do filme é justamente o lar do tubarão: o marAs ondas do mar são muito bem aproveitadas juntamente com os diversos efeitos especiais que compõem os cenários do filme.  

O cenário único, se torna, aqui, o principal elemento que cria a originalidade do filme também o seu suspense. 

Os figurinos são bem básicos, já que em nenhum momento são o foco do filme ou da direção. E isso também não se comporta como um defeito.

E você, o que achou de Tubarão? Conte pra gente nos comentários! 


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.