Lançado em 2019 nos cinemas, Turma da Mônica: Laços foi o primeiro live-action oficial da história da turminha já conhecida dos quadrinhos homônimos. Com classificação livre, o filme infantil de aventura contou com direção de Daniel Rezende e foi um verdadeiro sucesso. O longa está disponível atualmente no Telecine.

Confira ao trailer logo abaixo:

Enredo

O cachorro do Cebolinha sumiu durante a noite. Desolado, o garoto não quer saber nem de atazanar a vida da Mônica, mas contará com a ajuda de seus amigos para colocar em prática um plano infalível para resgatar o seu bichinho verde. Essa aventura, entretanto, promete ser bastante perigosa e colocará essa amizade à prova.

O roteiro é inspirado em em uma graphic novel homônima, escrita e ilustrada por Vitor e Lu Cafaggi para o projeto Graphic MSP. O filme funciona muito bem como adaptação, com uma história 100% Turma da Mônica e atemporal, capaz de agradar não só aos públicos mais nostálgicos, mas também às gerações mais recentes.

Elenco e Personagens

Os personagens já são velhos conhecidos do público e suas características mais marcantes das páginas dos gibis foram perfeitamente honradas neste live-action: Mônica segue forte, em ambos os sentidos, Cebolinha mantém seu espírito rebelde, Cascão continua com seu medo e água e, por sua vez, Magali é tão apaixonada por comida como nunca.

Todas esses elementos são verdadeiros clichês da Turma da Mônica, mas trabalhados de forma muito inteligente para, ainda que sem sair muito da fórmula de cinco décadas, conseguir se reinventar ao trazer novas camadas emocionais aos personagens, profundidade já advinda das graphics.

Cebolinha pode não ter só cinco fios de cabelo, mas a caracterização mais realista foi muito bem-vinda, tal como a performance do jovem Kevin Vechiatto, o verdadeiro protagonista dessa aventura. A turminha fica completa com Giulia Benite (Mônica), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão), todos nomes jovens e de certa forma novatos, mas muito talentosos.

No time dos adultos o destaque fica para Rodrigo Santoro, irreconhecível em sua performance como Louco, que rende uma das cenas mais hilárias do longa-metragem. Ao maior estilo Stan Lee, Mauricio de Sousa honra seu próprio legado com uma participação para lá de especial que vai deixar o coração dos fãs quentinho.

Direção e Fotografia

Daniel Rezende já é um nome popular no cinema brasileiro, conhecido por ter dirigido Bingo: O Rei das Manhãs (2017) e a série Ninguém Tá Olhando (2019), para a Netflix, além de ter atuado na montagem de diversos sucessos como Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite (2007).

Com esse currículo de peso, seu talento não é nada duvidável, mas ele se prova ainda mais impressionante neste novo projeto. Turma da Mônica: Laços, que já era obra de arte nos quadrinhos, está tão incrível tanto em sua versão audiovisual, sem perder em nada com seu grandioso trabalho com as câmeras em mãos, com planos aventureiros e um excelente jogo de luzes.

Cenografia e Figurinos

As cenas noturnas são um diferencial para as produções estreladas por crianças, mas é impossível negar que o que enche os olhos mesmo são as paisagens verdinhas sob a luz do Sol, trazendo a tona toda a energia transmitida por esses quatro talentosos talentos e seus personagens brilhantes. O filme foi rodado em Limeira, Paulínia e Poços de Caldas.

Os figurinos são bem simples, mas ganham todos os pontos positivos do mundo justamente por isso: honrando os trajes dos quadrinhos, marcados por vestidos sem cortes, camisa estilo polo e o bermudão com suspensório do Calção. Os pés não estão descalços, mas quem liga para sapatos quando todo o resto, até o Sansão encardido, está impecável?

Turma da Mônica: Laços é um dos melhores filmes do cinema nacional contemporâneo e essa trilogia em live-action promete ser o início de uma nova vertente que reinventará ainda mais os nossos personagens já queridos, com a manutenção de seu sucesso através das novas gerações, mas sem se esquecer do ontem e daqueles que estão nessa jornada desde sempre.

E você, o que achou de Turma da Mônica: Laços? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.