Turma de 83 é um drama policial indiano, dirigido por Atul Sabharwal e estrelado por Bobby Deol, Anup Soni, Hitesh Bhojraj, Ninad Mahajani, Prithvik Pratap, Bhupendra Jadawat e Sameer Paranjape. Estreou na Netflix no dia 21 de agosto e tem classificação de 16 anos.

Enredo

Vijay Singh é um policial que, como punição, foi rebaixado ao posto de diretor de uma academia de polícia. Cansado da corrupção na polícia, treinou cinco cadetes e transformou-os em assassinos, para se vingar e combater a corrupção no sistema e do submundo do crime.

O roteiro é razoável: não apresenta nada de novo e comete alguns clichês do gênero. Um ponto interessante é contar um pouco sobre o momento histórico da Índia, na época. Não há um aprofundamento dos personagens: o único que é um pouco mais explorado é Singh, mas de maneira quase superficial. Poderiam ter explorado melhor a sua relação com o filho e a culpa pela morte da esposa.

A narrativa vai do passado ao presente, em diversos momentos, para mostrar o motivo da depressão de Singh e da sua punição na polícia. Mostra o processo dos cadetes até a formatura e os acontecimentos pós-academia de polícia, quando eles começam a botar em prática os ensinamentos de Singh. Um ponto negativo é o fato de não terem explorado tanto os treinamentos dados pelo diretor, passaram por esses momentos muito rápido. A narrativa é muito dinâmica e com bastante fluidez. Por ser um filme de ação, é bem corrido. Não é cansativo e consegue prender o espectador.

Veja Também!  Ficha Técnica | A Lista de Schindler (1993)

Elenco e Personagens

Os atores trabalham bem, com destaque para Bobby Deol, que interpreta o diretor Vijay Singh. Já bem conhecido pelo público indiano, ele faz um ótimo trabalho e tem uma bela construção de personagem. Consegue segurar toda a carga dramática de Singh e convence bastante. Singh é um homem amargurado, que se sente culpado pela morte da esposa e, desde o acontecimento, sofre de uma depressão muito forte. Perdeu seu antigo cargo na polícia e, desde então, luta para combater a corrupção no sistema policial. Deol passa muita verdade em sua atuação, sem exageros, transmite muito com pouco.

O quinteto de cadetes, interpretados por Hitesh Bhojraj, Ninad Mahajani, Prithvik Pratap, Bhupendra Jadawat e Sameer Paranjape fazem um trabalho razoável. Os personagens são muito pouco explorados e os atores dão conta dos papéis. Anup Soni faz Manohar Patkar, um policial corrupto, que trabalha, escondido, ao lado do maior gangster da cidade. É um personagem muito pouco trabalhado, mas muito importante para a trama.

Veja Também!  Ficha Técnica | Guillermo Vilas: Esta Vitória é Sua (Original Netflix)

Direção e Fotografia

A direção de Atul Sabharwal não é boa, mas ele consegue fazer um bom trabalho com os atores, principalmente nas cenas de ação. O maior problema aqui é em relação à câmera, também nesse tipo de cena: normalmente, quando há alguma perseguição ou troca de tiros ela treme demais. Não é algo que realmente incomode, mas parece impossível não notar. Se foi proposital, não se sabe, mas não funciona. Há uma cena com fotógrafos, que abordam os mentores de Singh, na qual uma “chuva” de flashs é jogada na tela. Péssimo. Chega a incomodar a vista.

O filme utiliza, na fotografia, cores muito neutras, principalmente na primeira metade da trama, onde predomina a cor bege. Na segunda metade, nenhuma cor predomina muito, mas os tons seguem neutros. Em alguns momentos, há uma predominância do amarelo. A luz natural é muito utilizada e a fotografia tem um tom mais escuro. 

Cenografia e Figurinos

Na primeira metade do longa, grande parte das cenas acontecem na academia de polícia, exceto quando há uma volta ao passado de Singh, onde aparece um hospital. Na segunda metade, há uma diversidade maior, as cenas acontecem em vários lugares: na delegacia, em um jornal, na casa de um dos cinco policiais e, principalmente, nas ruas da cidade. O figurino é composto, principalmente, pelos uniformes da polícia indiana e por roupas típicas da cultura do país. 

E você? Já viu Turma de 83? Deixe o seu comentário!

Veja Também!  Resenha | Amazing Stories - 1ª Temporada (Original Apple TV+)
Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.