Um Corpo Que Cai é um filme dirigido por Alfred Hitchcock em 1958. Baseado em um romance de Thomas Narcejac e Pierre Boileau, o longa foi muito bem recebido pela crítica mundial. Possui 130 minutos de duração. 

Sobre o Enredo 

O policial John Scottie Fergus (James Stewart), durante uma perseguição nos telhados de São Francisco, sofre um terrível traumaao ser obrigado a permanecer agarrado a uma borda de um prédio, ele sofre de uma forte vertigem e fica completamente paralisado pelo medo.  

Um de seus colegas, na tentativa de salvá-lo, cai no vazio e morre. Este trágico evento muda a vida de Scottie, que deixa a polícia. 

Seu ex-amigo da faculdade, Galvin Elster (Tom Helmore), pede que Scottie assuma a tarefa de supervisionar sua esposa Madeleine (Kim Novak), que, há algum tempo, tem tido atitudes muito particulares e estranhas obsessões, inclinadas asuicídio. 

O marido teme que ela esteja ficando louca. A mulher acredita que é a reencarnação de sua bisavó materna, Carlotta Valdés, que, abandonada pelo amante e privada de sua filha nascida do relacionamento, morre com 26 anos, da mesma idade que Madeleine.  

Scottie é cético e hesitante, mas quando Madeleine tenta se suicidar pela primeira vez entre as ondas do mar, ele acaba aceitando a difícil tarefa. 

Entre tensões psicológicas e reviravoltas, desenvolve-se uma história complexa em que o público pode observar Scottie assumindo o papel de um amante fiel que tenta de forma desesperada convencer Madeleine a aceitar sua ajuda para curar suas obsessões.  

Elenco e Personagens 

Os personagens de Hitchcock são, em todos os seus filmes, muito bem elaborados e de uma densidade sem comparações. O aspecto psicológico dos protagonistas é o foco de Um Corpo Que Cai. 

O elenco escolhido por Hitchcock nunca deixa a desejar. Os protagonistas desse filme são James Stewart e Kim Novak. 

A atuação de Kim Novak é um dos principais elementos que contribui para a criação do mistério da trama. A sua personagem, brilhantemente interpretada, parece aludir a uma condição insuperável, de queda contínua e de ambiguidade. 

E é claro que o personagem de James Stewart se apaixonaria por ela. Stewart foi um ator muito querido por Hitchcock, trabalhando com o diretor em diversas produções, com atuações sempre geniais e muito bem elaboradoras.

Direção e Fotografia 

A direção de Alfred Hitchcock, particularmente em Um Corpo Que Cai, é brilhante. O tema do duplo, com a repetição de eventos semelhantes após algum tempo, é inserido de forma magistral na trama pelo diretor.  

Além disso, o mecanismo da vertigem e da tontura é a principal característica desse filme (e a que foi mais aclamada pela crítica), onde Hitchcock manipula a câmera, fazendo uso do zoom, para dar ao público a sensação de tontura sentida por Scottie.  

A fotografia se concentra visivelmente em uma paleta cromática de vermelho e verde. Também o foco nos olhares da linda Kim Novak, criados pela direção em colaboração com a fotografia, ficaram marcados para sempre na história do cinema.  

Cenografia e Figurinos 

O diretor de cenografia é Robert Burkes. Em colaboração com Hitchcock, ele cria cenários angustiantes e que contribuem para o mistério do filme, como os arranha-céus do início do longa. 

O filme se passa em São Francisco e o público pode perceber a partir de algumas tomadas aéreas. Os figurinos dos filmes de Hitchcock nunca deixam a desejar. E o mesmo acontece em Um Corpo Que Cai.  

As belas roupas de Kim Novak são também elementos que criam o caráter duplo do filme (e que o espectador só irá descobrir com o andamento da trama). Os demais personagens também possuem bons figurinos.  

E você, o que achou do filme? Conte pra gente! 


Inscreva-se no nosso canal
 
Veja Também!  Cole Sprouse | 5 filmes com o astro de Riverdale

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.