O mais novo drama da Netflix, Um Homem de Sorte, segue um formato bibliográfico. Porém não é a história real de um homem real. É apenas uma invenção criativa sobre a vida do próprio autor do livro no qual o roteiro foi baseado, Henrik Pontoppidan. Que, inclusive, ganhou o Nobel de Literatura em 1917 pela obra.

E ela segue a vida de Per Sidenius (Esben Smed). O homem é de uma família tradicionalmente muito religiosa. Porém, contrariando os desejos do pai de que seguisse a carreira dentro do clero como era costume na família, ele preferiu a ciência.

Então, desencorajado por seus pais, ele vai em busca do seu sonho de tornar-se engenheiro e viaja para Copenhage, capital da Dinamarca. Lá, ele começa a fazer contatos e a ver seus sonhos tornando-se realidade. Porém a ganância, cada vez mais abundante, ameaça levá-lo à ruína.

Veja Também!  Sessão da Tarde | TV Globo exibe 'Tio Papi' - (24/05)

Um Homem de Sorte mantém o espectador interessado

O roteiro e direção de Bille August, juntamente à atuação impecável de Esben Smed conseguem muito bem cativar o espectador. O olho de Sidenius brilha quando ele fala de suas invenções. É inevitável não sentir compaixão e se identificar com ele no início do filme.

Mas essa não é a única emoção que o longa desperta. Raiva, incompreensão de certas ações, indignação. Somos levados a um tour pela decadência do protagonista e questionamos suas ações a todo o momento.

Esben sem dúvidas é um grande destaque. Ao lado dele, Katrine Greis-Rosenthal também mostra grande competência e ambos nos conduzem pela viagem de uma forma muito envolvente.

Veja Também!  Corujão II | Globo exibe 'Bad Ass 2: Ação em Dobro' (24/05)

Sobre o visual incrível do filme

Um Homem de Sorte retrata uma Dinamarca antiga, ainda degustando das descobertas da Primeira Revolução Industrial. Contudo, já muito preocupada com qual será a próxima fonte de energia. E toda essa época é perfeitamente retratada em cenários e figurinos.

Tudo faz muito jus à aparência da época. Além disso, a fotografia com um enquadramento aberto, que se preocupa em mostrar a grandeza de certos cenários quando necessário, completa a estética do filme transformando-o em um verdadeiro espetáculo visual.

Enfim, o filme definitivamente é uma grande produção e merece um lugar na sua lista. Mesmo que você não seja um grande fã de dramas, ou produções bibliográficas, Um Homem de Sorte merece sua atenção.

Veja Também!  Onde Assistir | Documentário After Maria online
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

7 COMENTÁRIOS

  1. Sempre subestimo a Netflix, visto que a frustração é eminente na plataforma, porém que obra espetacular fomos presenteados! O filme não contempla o óbvio, se a procura é por uma jornada do herói, tal linearidade não será vista aqui ou melhor pode estruturar parte da obra mas extraordinariamente nas entrelinhas. Se buscar avaliá-lo com a perspectiva do enrendo “um jovem engenheiro busca provar sua geniosidade” estará indo por um caminho banal. A obra é sensivel. A complexidade de Per está no excesso de verdade consigo mesmo a ponto de renegar conveções humanas – e sempre deixadas em evidências na sociedade dinarmquesa de tal período. Ele vê sua verdade como única e óbvio, nós como espectadores o odiamos porque o julgamos com nossas mentes modernas. Julgar Per é tão complexo quando o bombardeamento de informações que o jovem sofre ao chegar em Compenhage, visto que, ainda que buscasse uma ruptura, ele estava amarrado as raízes austeras da familia, a rigidez religiosa, a pobreza e a simplicidade do interior onde habitava confrontada com a complexidade da sociedade urbana.

    Quantos Pers não encontramos em nossas vidas ou o quanto Per não somos quando há incapacidade de lidar com empatia ou admitir nossos erros? Acrescento a isso a frieza de trato das relações humanas no filme, sempre secas, sem necessidade de justificativas, respostas binárias. Além do excesso de etiqueta e burocracia, o protagonista hora evidencia sua frieza e hora a quebra para alimentar a sua vaidade (exemplo na cena da carroça ao correr para impressionar Jakobe).

    Concluo também quanto o filme é alegórico. O enredo poderia ser assim como o é ou sobre um jovem que tenta buscar a cura para uma doença rara como pano de fundo para sua assenção. O método para a assenção não é a importância aqui mas sim o conflito entre o desejo de um bem coletivo contrapondo fraquezas humanas do protagonista como orgulho, vaidade, ego, mesquinhez (não de recurso mas de afeto e empatia), será que ele realmente queria fazer o bem para a sociedade dinamarquesa ou buscava apenas ser mais do que ele foi? O uso recursos que ele dominava como a arte de seduzir e até certo carisma como estratégia calculista para chegar a um objetivo dão indícios disso.

    Particularmente, vejo a obra com uma riqueza de possibilidades de discussões, seja em pensar no visível engessamento de uma sociedade (existem ricos, pobres, católicos, judeus, estudante, ciência, fé porém não há conexão entre tais grupos); seja pela busca da felicidade por um caminho inusitado – e visto como despresível, nesse caso a solidão, quem busca a felicidade na solidão? (respondo: quem se distancia porque sabe o quão é prejudicial a outras pessoas); seja pelo mal que uma falta de estrutura familiar, de afeto, de acolhimento causa a um ser humano que poderia ser um homem brilhante; seja por aceitar quanto a vida é confusa e como somos reféns de uma cultura que queremos nos livrar e por mais que a gente lute sempre estaremos ligados a ela; seja por simplesmente encontrar-se no arrependimento.

    Mais uma vez, reitero uma das melhores obras recentes mas apenas para um olhar acurado e não para simples entretenimento.

  2. Alguém poderia me responder uma pergunta: Jakobe perde o bebê ? O que acontece com ela? Pq tem varias interpretações né ?
    E que filme !!!!

  3. Jakobe viaja para para interromper a gravidez, uma cena mostra ela se recuperando no que parece ser a Suíça, nota-se o grande arrependimento da personagem quando encontra a menininha pobre na fila da sopa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.