“Uma Invenção de Natal” é o filme natalino mais recente lançado pela Netflix, que tem aproveitado o mês de novembro para incluir filmes e séries (originais ou não) com a temática. Voltado ao público infantil (porém agrade todos os públicos), o filme é uma mescla de natal vitoriano com música e dança.

Sobre o Enredo

Em uma noite fria, com a proximidade do natal, uma avó reuni seus dois netos para contar uma linda história natalina.

Jeronicus é um grande inventor e dono da loja de brinquedos Jangles e Coisas. Buscando algo totalmente inovador e revolucionário, após a chegada de um ingrediente especial, o brinquedo criado por ele ganha vida.

Porém, após dizer que pretende criar mais bonecos iguais, o boneco que se chama Don Juan Diego, convence Gustafson, ajudante de Jeronicus a roubar o livro de invenções e começar seu próprio império de brinquedos.

Sem conseguir provar que as invenções são dele, Jeronicus fica deprimido. A situação piora com a morte de sua esposa. Como resultado, ele se isola e deixa de criar a talentosa filha Jessica.

Trinta anos se passam e a loja de brinquedos se transforma em uma loja de penhores. Querendo aproximar neta e avô, Jessica manda sua filha Journey para passar alguns dias com o pai.

A criança mostra ao avô que é extremamente talentosa, principalmente com números, assim como ele, porém com um coração ressentido e sem acreditar que sonhos podem se tornar realidade, a tarefa de se aproximar de Jeronicus é difícil.

Sobre a Temática

“Se Você Acreditar, Tudo é Possível!”.

A frase dita no final do filme é um grande resumo da premissa da história. Com diversas mensagens positivas, o longa nos convida a acreditar que o queremos é possível, basta querer de coração.

As vezes, devemos voltar a ter a confiança e a crença que as crianças possuem e que infelizmente perdemos com o passar dos anos. O interessante de se destacar é que o filme explora isso sem mencionar religião e nem mesmo a figura do Papai Noel.

Sobre a Trilha Sonora e Coreografia

Por se tratar de um musical, é importante destacar o trabalho com a trilha sonora e as coreografias, utilizadas como um agregador para dar mais magia e destaque ao filme. Muitos foram os momentos musicais em que o elenco cantou e dançou.

Com trilha sonora de John Legend, o longa mostrou coreografias sincronizadas e divertidas, com destaque para o elenco principal e de apoio, agregando com músicas cantadas pelos personagens Jeronicus (na versão jovem e depois na versão mais velha), JourneyGustafson e rendendo uma música cantada por Rick Martin, que interpreta o boneco Don Juan Diego.

Sobre o Elenco e Personagens

Embora o personagem Jeronicus seja o protagonista, sem dúvidas a pequena Journey roubou a cena totalmente, um mérito da atriz Madalen Mills. Suas interações com o ator Forest Whitaker (Jeronicus mais velho) são boas, embora Forest fique um pouco apagado em meio à personalidade de seu personagem.

As atuações dos que interpretam os personagens Jeronicus e Gustafson jovens foi bem feita. Enquanto isso, o vilão mais velho (Keegan-Michael Key) acaba ficando mais na comédia do que na maldade, assim como o boneco, interpretado por Rick Martin.

Sobre a Direção e Fotografia

O enredo de David E. Talbert é desenvolvido de maneira bem lenta, com poucos acontecimentos desenrolados ao decorrer de duas horas de filme. Em alguns momentos, a personagem Journey consegue dar uma dinamizada no enredo, mas no geral a história é lenta.

A fotografia mostrada é simplesmente fantástica, apresentando um natal vitoriano. Com uma imagem mais escurecida e marrom, é possível conferir o trabalho talentoso, agregado com alguns efeitos diferentes, como por exemplo o stop motion.

Sobre a Cenografia e Figurinos

Os cenários apresentam um clima natalino. A casa onde a avó está com os netos é bem decorada para as festividades. Já a loja, apresenta muita magia, com direito a um belo boneco, o Buddy.

Os figurinos mostram que a história é ambientada há muitos anos atrás. As roupas, vestidos, casacos, saias, calças, chapéus e boinas nos remetem ao passado e mesclam cores que indicam o clima natalino.

E aí, já assistiu Uma Invenção de Natal? Conta pra gente o que achou!



Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.