O livro Uma Noiva Rebelde é o quarto da série Os Rokesbys, de Julia Quinn, depois de Um Cavalheiro a Bordo. Após publicar os nove volumes que compõem a série Os Bridgertonsque será adaptada para a Netflix – a autora começou, em 2016, sua nova série. Você pode comprar o livro físico ou ebook na Amazon.

“Antes dos irmãos Bridgertons, havia OS ROKESBYS”

Ficha Técnica do livro:

  • Título: Uma Noiva Rebelde
  • Autores: Julia Quinn
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 305
  • Ano de lançamento: 2020

Enredo

Depois de ter a reputação arruinada, Georgiana Bridgerton precisa escolher: ser uma solteirona pelo resto da vida ou se casar com o vigarista que a sequestrou de olho em seu dote. De repente, surge uma nova opção: se casar com Nicholas Rokesby, seu vizinho, amigo de infância, estudante de medicina e filho mais novo de um conde. Apesar de não estar nem um pouco interessado em se casar e de só enxergar Georgiana como uma amiga – quase uma irmã – Nicholas sabe que não pode deixar que ela acabe arruinada para sempre. Aos poucos, os dois descobrem que muitos encantos da vida já estão bem na nossa frente.

No último livro da série, Julia Quinn aposta em um enredo inverso. Ao invés do romance percorrer o sentido paixão > casamento, aqui temos o casamento antes da paixão. Por causa da situação de Georgiana – ou apenas Georgie – os dois se casam sem se apaixonarem e aos poucos vão se envolvendo.

No geral, o desenvolvimento da trama é bom e a história é repleta de momentos divertidos e envolventes, que tornam a experiência da leitura muito agradável. Mas ao se aproximar do final, a trama parece se perder um pouco e alguns acontecimentos parecem ficar soltos no enredo. Não compromete a obra por completo, mas poderia ter sido melhor.

Aproxima-se um pouco da trama de Um Marido de Faz de Conta, e vemos mais uma vez um casal que mal se conhece e precisa descobrir tudo sobre o outro ao mesmo tempo em que se apaixona. Dessa vez, o livro explora uma profissão, a medicina, e temos um casal muito interessado em aprender e obter desenvolvimento profissional, o que é diferente dos livros anteriores, que focaram mais no romance em si.

Personagens

Outros livros da série Os Rokesbys – Uma Dama Fora dos Padrões; Um Marido de Faz de Conta; Um Cavalheiro a Bordo.

Georgiana Bridgerton é uma jovem de 26 anos, a protagonista feminina mais velha da série Os Rokesbys. Além de já estar ficando tarde para se casar, ela teve sua reputação arruinada, mais um acontecimento inédito entre as moças da série, e precisa se casar antes que sua fama a torne uma solteirona para sempre.

Georgie se destaca entre as outras protagonistas femininas da série. Embora ela não concorde com a sociedade e seus costumes, esteja praticamente arruinada e sendo obrigada a se casar com quem não ama, ela lida com tudo isso com humor. Quando se encontra em uma situação indesejada, aproveita para aprender, provando que estudar, trabalhar e tomar decisões importantes não é um direito exclusivo dos homens.

Ela é encantadora e com certeza é uma moça rebelde, mas como noiva não teve muitas atitudes rebeldes, o que me faz questionar o título do livro. A trama poderia ter mais cenas de Georgie causando confusões e nos impressionando, mas isso ocorre mais no começo do que no restante da história. Um detalhe interessante sobre Georgiana Bridgerton é que ela aparece em Uma Dama Fora dos Padrões e em Um Cavalheiro a Bordo e é muito legal ver seu amadurecimento depois de já tê-la conhecido nos livros anteriores.

Nicholas Rokesby, ao contrário de Georgie, não teve participação ativa em nenhum dos livros anteriores. Ele já foi citado, mas nada muito relevante. O filho mais novo do conde, que sempre esteve distante, estudando em Edimburgo, teve finalmente sua chance de se apresentar.

Com certeza o mais meigo dos personagens masculinos da série, Nicholas está relutante no começo, mas logo que conhece mais sobre Georgie, se entrega a experiência de se apaixonar por ela e então se transforma. Ele é um parceiro atensioso, compreensivo, paciente e fora dos padrões. Georgie se torna seu mundo e ele passa a girar em torno dela.

Ao ver o título do livro é de se esperar que Georgie o tiraria do sério, aprontando as maiores confusões. Mas, como já dito, a trama é mais tranquila do que se imagina ser e Nicholas é a paciência em pessoa. Apesar de ser um ótimo traço de personalidade, deixa a desejar nesse caso. Acredito que mais conflitos enriqueceriam mais o enredo do livro.

É necessário comentar que os gatos Blanche, Judite e Gatonildo são ótimos coadjuvantes e que sempre que aparecem roubam todas as risadas. A participação deles torna a história leve e engraçadíssima.

Além disso, Wheelock e Thamesly, mordomos das famílias Rokesby e Bridgerton, são cúmplices muito divertidos e que somam muito à história. Uma pena terem aparecido só no começo. Esse é o único livro da série que traz maior participação dos empregados das famílias, o que inclui Marian e Jameson. Esses novos personagens não só preenchem o livro, mas agregam valor e deixam bem mais interessante.

Escrita da Autora

Julia Quinn tem uma escrita muito envolvente e acerta de novo nesse quesito. Apesar de ter falhas no enredo, a escrita é excelente: envolvente e leve. Apresenta alguns vocabulários que não estavam presentes nos livros anteriores, mas não prejudica a obra em nada.

A escrita permanecesse em terceira pessoa, e dessa vez traz as descrições dos vários personagens envolvidos, além do casal. Essa descrição multilateral foi indispensável no início da história, mostrando como Georgie e Nicholas lidaram com o casamento. Em todos os livros da série esse tipo de escrita caiu bem e teve bons resultados. A tradução para português brasileiro, realizada por Thaís Paiva, também deve ser elogiada.

A série Os Rokesbys

Uma Noiva Rebelde não é o melhor livro da série, mas não decepciona. Apesar de ser o último livro, ele não parece ser um encerramento e por mais que os personagens e os cenários sejam conhecidos, o volume não parece ter vindo para encerrar uma série, funcionando de forma independente.

A série Os Rokesbys traz lindos romances que, por mais que estejam interligados, não são dependentes um do outro. Mesmo assim, compõem uma série divertida, envolvente, leve, às vezes engraçada e sempre muito romântica. E claro, com personagens que nos marcam para sempre. Vale a pena a leitura!

Confira todos os livros que compõe a série Os Rokesbys:

O que achou do livro Uma Noiva Rebelde? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.