Yesterday é um filme de 2019 produzido por Danny Boyle. O longa possui 120 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos. 

Sobre o Enredo 

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr: Os Beatles. A banda, nascida na cidade de Liverpool em 1960, amada ou desprezada, é,  inegavelmente, um ponto de ruptura que inaugura uma nova fase no mundo da música. 

E como seria o mundo se os Beatles nunca estivessem lá? Se pesquisando por eles hoje no Google, nenhum outro termo pesquisa aparecesse além de uma série de insetos? 

É nesse ponto que começa a história de Yesterday. O personagem principal é Jack Malik (Himesh Patel), um aspirante a músico que agora quase se rendeu à ideia do fracasso de seu sonho. Depois de um acidente, Malik acorda em um mundo que não conhece os Beatles. 

Em seguida, a primeira metade do longa retrata o pobre Jack sendo considerado um louco por todos quando menciona os nomes dos membros da banda mais famosa do mundo. 

Incrédulo, Jack começa a cantar suas músicas por conta própria e em pouco tempo ele se torna a maior estrela do mundo, perseguido por milhares de fãs e disputado por gravadoras americanas. Mas, à medida que sua fama cresce, ela corre o risco de perder o amor e os laços de Ellie (Lily James), por quem sempre foi apaixonado. 

Elenco e Personagens 

O elenco foi muito bem escolhido. Ao longo da trama, diversas figuras muito conhecidas aparecem, como o cantor Ed Sheeran e o apresentador de TV James Corden 

O protagonista, Himesh Patel, apesar de ser capaz de cantar e interpretar muito bem as músicas dos Beatles, não possui o carisma necessário para lidar com o que acontece com ele. Além disso, a sua história com Lily James é pouquíssimo explorada, sendo esse um dos pontos fracos da direção. 

Ed Sheeran é o melhor e o mais espontâneo. Sua presença no filme com certeza o torna mais agradável e engraçado. Além disso, o público se diverte vendo uma figura tão conhecida atualmente no longa.  

O elenco também é composto por Kate McKinnon, que interpreta Deborah, uma agente de música. Sua personagem é a representação do estadunidense ganancioso que faz tudo para ganhar mais e mais dinheiro. 

Deve-se chamar atenção também parRobert Carlyle, que interpreta John Lennon, se ainda estivesse vivo, no longa. 

Direção e Fotografia 

A direção é liderada por Danny Boyle. O roteiro, por sua vez, é escrito por Richard Curtis. A ideia do filme é realmente muito interessante, além de homenagear uma das maiores bandas de todos os tempos. 

Boyle pensou, originalmente, em mostrar o que teria sido o mundo sem os Beatles: muitas coisas também não teriam existido, como inovações na música, o clássico corte de cabelo e as roupas típicas da banda no início dos anos 60. 

Porém, apesar dessa excelente ideia, Yesterday, na segunda metade do filme, se transforma em uma comédia romântica, agradável, mas convencional e acaba deixando de lado o incrível impacto que a banda de Liverpool teve, não apenas na música, mas também na cultura pop mundial. 

A fotografia é simples, mas cumpre o seu papel. Os jogos de luzes no palco de Malik, quando ele já está famoso, são o destaque do filme. Tons de amarelo são bem destacados no filme.  

Cenografia e Figurinos 

Os cenários se concentram no mundo da música: estúdios, palcos e agências. Os personagens passam também por Liverpool, terra natal dos Beatles, para visitar algum dos seus lugares mais importantes, como os Strawberry Fields. 

 

Veja Também!  Resenha | Bárbaros - 1ª Temporada (Original Netflix)

Os figurinos são bem simples. Se tratando de um filme que retrata de um astro da música do século XXI, com certeza eles poderiam ter sido mais construídos e elaborados. São também pouco explorados. 

E você, o que achou de Yesterday? Conte pra gente! 

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.